27 abril, 2024

Últimas:

EUA e UE anunciam cooperação para diálogo com China e “comportamento desafiador” da Rússia

Anúncios

Os Estados Unidos e a União Europeia concordaram em retomar um diálogo bilateral sobre a China e trabalhar juntos para lidar com o “comportamento desafiador” da Rússia, de acordo com um comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o alto representante da UE para as Relações Exteriores, Josep Borrell, “reconheceram um entendimento comum de que as relações com a China são multifacetadas, compreendendo elementos de cooperação, competição e rivalidade sistêmica”.

Anúncios

Eles também vão cooperar em tópicos como reciprocidade, questões econômicas, direitos humanos, segurança, multilateralismo e mudança climática, informou o comunicado.

“O secretário Blinken e o alto representante Borrell confirmaram que a democracia multipartidária crível, a proteção dos direitos humanos e a adesão ao direito internacional sustentam a estabilidade e prosperidade do Indo-Pacífico”, disse o comunicado.

Anúncios

“Ambos visam cooperar para promover rotas de abastecimento marítimo e cadeias de abastecimento seguras, sustentáveis, livres e abertas.”

Blinken e Borrell também disseram que abordariam “o comportamento desafiador da Rússia, incluindo sua contínua agressão contra a Ucrânia e a Geórgia; ameaças híbridas, como desinformação; interferência em processos eleitorais; atividades cibernéticas maliciosas; e postura militar”.

Durante a reunião em Bruxelas, os dois se comprometeram a trabalhar juntos na distribuição global de vacinas contra o coronavírus seguras e eficazes e a garantir que estejam preparados para futuras pandemias.

Entre outras questões que os dois ministros discutiram estão cooperação em ações climáticas, Irã e Turquia.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias