06 maio, 2024

Últimas:

EUA dizem que forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia

Anúncios

Os Estados Unidos avaliaram que membros das forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta quarta-feira, acrescentando que a conclusão de Washington se baseava em uma “revisão cuidadosa” de informações disponíveis de fontes de inteligência e do público.

Blinken disse que havia “muitos relatos críveis de ataques indiscriminados e deliberados contra civis, assim como outras atrocidades” das forças russas na Ucrânia, especificando ataques contra a cidade sitiada de Mariupol.

Anúncios

A Rússia nega estar mirando contra civis.

Em comunicado, Blinken afirmou que os Estados Unidos continuarão a rastrear relatos de crimes de guerra e compartilharão as informações que reunirem com aliados e instituições internacionais. Um tribunal será no fim responsável por determinar qualquer suposto crime, disse.

Anúncios

“Estamos comprometidos na busca por responsabilização usando todas as ferramentas disponíveis, incluindo processos criminais”, disse Blinken.

O presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou semana passada que o presidente russo, Vladimir Putin, era um “criminoso de guerra” por ter atacado a Ucrânia, o que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse em comunicado ser uma declaração “indigna de um estadista de tão alto escalão”.

Investigadores do Tribunal Penal Internacional começaram no início deste mês a buscar possíveis crimes de guerra na Ucrânia. Washington disse que aprovava essa decisão, embora não tenha deveres de cooperação porque não é membro da corte.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Menina de 9 anos escreve carta denunciando assédios do padrasto e coloca na bolsa da mãe

06/05/2024

Anúncios Um homem de 25 anos foi preso em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, depois que...

Categorias