28 março, 2024

Últimas:

EUA declaram varíola dos macacos emergência de saúde pública

Anúncios

Os Estados Unidos declararam nesta quinta-feira a epidemia de varíola dos macacos uma emergência de saúde pública, o que permitirá ao governo destinar recursos, coletar dados e mobilizar mais funcionários na luta contra a doença.

“Estamos preparados para elevar a resposta a este vírus para outro patamar e instamos todos os americanos a levarem a sério a varíola dos macacos e a assumirem a responsabilidade de nos ajudar a enfrentar este vírus”, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra.

Anúncios

Com validade de 90 dias e possibilidade de renovação, a emergência foi declarada no dia em que 6.600 casos foram superados no país, cerca de um quarto deles no estado de Nova York. Especialistas acreditam em uma subnotificação porque, muitas vezes, os sintomas são brandos, como lesões simples.

Prevenção

Os Estados Unidos entregaram até agora cerca de 600 mil doses da vacina comercializada como Jynneos na América do Norte (Imvanex na Europa), desenvolvida inicialmente contra a varíola humana. O número é baixo, considerando que cerca de 1,6 milhão de pessoas estão no grupo de alto risco no país.

Anúncios

A próxima entrega, de 150 mil doses, não acontecerá antes de setembro, devido a problemas de logística, indicou um funcionário do alto escalão do Departamento de Saúde.

Cerca de 99% dos casos registrados nos Estados Unidos são de homens que têm relações sexuais com outros homens, informou o Departamento de Saúde na semana passada. Essa é a população prioritária para a vacinação e para as ações preventivas organizadas por autoridades. Sugere-se que esse grupo reduza o número de parceiros sexuais até que esteja vacinado.

Poupar doses

Diferentemente de surtos anteriores na África, o vírus agora é transmitido principalmente por meio da atividade sexual, mas o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) advertiu que também poderia ser transmitido compartilhando cama, roupas ou por contato próximo prolongado.

Um número pequeno, mas crescente, de mulheres e crianças contraíram a doença. Nos Estados Unidos, não houve mortes, mas alguns pacientes tiveram que ser internados por sentirem dor aguda.

No mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também declarou a varíola dos macacos como emergência sanitária, uma classificação reservada para as doenças mais preocupantes.

Nesta quinta-feira, a agência reguladora de medicamentos dos EUA, a FDA, afirmou que avalia uma autorização para que os profissionais de saúde apliquem cinco doses de vacina em uma única vez, modificando a forma em que é inoculada.

Os primeiros sintomas da varíola dos macacos são febre alta, inflamação dos gânglios linfáticos e erupção cutânea semelhante à da varíola.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Eventos corporativos podem ser pontos focais para hotelaria paulista

Eventos corporativos podem ser pontos focais para hotelaria paulista

28/03/2024

Como maior expoente brasileiro no setor, São Paulo movimenta bilhões de reais para o turismo e...

Categorias