22 de setembro, 2024

Últimas:

EUA apontam assassinatos arbitrários e tortura na Nicarágua

Anúncios

O Departamento de Estado dos Estados Unidos citou relatos confiáveis ​​de assassinatos arbitrários, prisões e tortura na Nicarágua, assim como condições duras e de risco de vida nas prisões do país, em um relatório anual de direitos humanos divulgado nesta segunda-feira.

Sob o regime cada vez mais autoritário do presidente Daniel Ortega, uma extensa repressão a dissidentes tem sido aplicada pelas forças de segurança e judiciais sob seu controle, incluindo a prisão e subsequente expulsão de mais de 200 críticos ao governo no mês passado.

Anúncios

Nicaraguenses exilados na Costa Rica participam da vigília “Juntos pela liberdade”, antes da posse de Ortega, em San Jose (Foto: Reprodução)

O relatório de direitos humanos do Departamento de Estado de 2022 apontou para “numerosos relatos de que o governo ou seus agentes cometeram assassinatos arbitrários ou ilegais”.

A assessoria de imprensa de Ortega não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Anúncios

O relatório descreveu as condições das prisões nicaraguenses como potencialmente “ameaçadoras à vida”, citando superlotação, falta de saneamento e atendimento médico, além de violência entre os presos.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na noite dasexta-feira (20), um forte temporal atingiu a cidade de Botucatu, causando diversos transtornos à população. A Defesa...

Categorias