20 de abril, 2025

Últimas:

EUA aponta que suposta ‘verdade sobre a origem’ da Covid-19 tem relação com vazamento em laboratório na China

Anúncios

O governo dos Estados Unidos atualizou na sexta-feira (18) o site da Casa Branca sobre as origens da Covid-19 e mudou a versão oficial dos EUA sobre a doença.

Em uma nova versão do site, o governo de Donald Trump acusa a gestão anterior, do ex-presidente Joe Biden, de favorecer a narrativa “preferida” dos democratas: a de que o vírus surgiu de forma natural. E, com isso, “ocultar” a teoria de que houve vazamento de um laboratório de Wuhan, na China.

Anúncios

A Casa Branca afirma ainda, no novo site, que “um incidente laboratorial é provavelmente a origem da Covid-19”.

Até a mudança desta sexta, os EUA sustentavam a hipótese levantada pelos principais estudos sobre a origem do vírus até agora: de que a Covid-19 surgiu da passagem de um vírus de um animal para humanos, e que o surto inicial se concentrou no mercado municipal de Wuhan, na China. (Leia mais abaixo sobre o que se sabe sobre o vírus)

Anúncios

O novo site da Casa Branca é entitulado de “Lab Leak (o vazamento do laboratório) — a verdade sobre as origens da Covid-19” e tem uma imagem de Donald Trump no topo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 2021 um relatório no qual descartava um vazamento em laboratório; no ano seguinte, declarou que suas investigações foram inconclusivas por falta de dados da China.

O que diz o novo site da Casa Branca

No novo site, a Casa Branca traça um mapa mostrando a distância entre o laboratório e o mercado municipal, de cerca de 7 quilômetros. E também acusa o infectologista Anthony Fauci, que foi assessor médico de Biden e se tornou um dos principais nomes na luta contra a Covid-19 nos EUA, de se basear em um só estudo para “ocultar” outras versões.

“A publicação ‘A Origem Proximal do SARS-CoV-2’ — que foi usada repetidamente por autoridades de saúde pública e pela mídia para desacreditar a teoria do vazamento de laboratório — foi motivada pelo dr. (Anthony) Fauci a promover a narrativa preferida de que a Covid-19 se originou naturalmente”, diz a Casa Branca no site.

O que se sabe sobre a origem da Covid-19?

Passados cinco anos da pandemia, a organização ainda busca entender as origens da doença.

  • Em 2021, a OMS divulgou um relatório com as primeiras conclusões sobre a origem do vírus Sars-Cov-2.
  • Os dados foram divulgados depois da visita de especialistas a Wuhan, na China, e confirmavam que o vírus teria vindo de animais para humanos.
  • Depois, em 2022, a OMS disse que a sua investigação sobre as origens da pandemia da Covid-19 teve resultados inconclusivos por falta de dados pedidos para a China.
  • Cinco anos depois, a agência da ONU declarou que continua pedindo às autoridades de saúde na China o acesso aos dados para entender as origens da Covid-19.

Em 2023, pesquisadores chineses divulgaram dados inéditos sobre a Covid-19. Eles analisaram amostras do mercado de frutos do mar e de animais selvagens em Huanan, um dos principais focos na busca pela origem do coronavírus.

Segundo o estudo, as amostras que testaram positivo para o vírus também continham material genético de animais selvagens. A pesquisa foi revisada por pares e coincide com outros estudos que indicam que a hipótese mais provável é a de que o vírus tenha passado de um animal para os humanos.

Outros estudos também indicaram que essa era a causa mais provável. Com isso, há quase um consenso de que essa foi a rota de transmissão. Apesar de, para a OMS, a resposta ainda ser inconclusiva.

O que ser um consenso quer dizer: o consenso científico rege boa parte do que conhecemos hoje e significa que a maior parte dos estudos e investigações confiáveis aponta para o mesmo resultado. No entanto, isso não significa unanimidade.

No caso da pandemia, isso acontece porque, embora as pesquisas indiquem que o vírus veio de animais para humanos, ainda não se sabe exatamente como essa transmissão ocorreu. As incertezas acabam alimentando teorias conspiratórias.

Relatório da CIA: vazamento

Em janeiro deste ano, logo após a posse de Trump, a CIA, agência de inteligência americana, chegou a divulgar um relatório público dizendo que a pandemia foi causada por um vazamento de laboratório.

No entanto, o diretor da agência, John Ratcliffe, chegou a dizer que a informação seria baseada em “baixa confiança” — o que significa que a inteligência que a sustenta é deficiente, inconclusiva ou contraditória.

Desde o início da pandemia, foi levantada a hipótese de que a Covid-19 poderia ter surgido a partir do vazamento de um laboratório. No entanto, não há estudos que tenham evidenciado que isso de fato aconteceu — nem indícios sólidos de que essa seja uma possibilidade — ao contrário do que existe sobre a transmissão de animais para humanos.

Críticas à China

Na versão adotada por Washington, a gestão Trump também critica o governo chinês, no momento em que vem travando uma batalha por causa da aplicação de tarifas retaliatórias iniciada com o tarifaço do presidente norte-americano.

“Os mecanismos governamentais atuais (da China) para supervisionar essa perigosa pesquisa de ganho de função são incompletos, extremamente complexos e carecem de aplicabilidade global”, afirma a Casa Branca.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Confusão envolvendo três pessoas, após colisão entre veículos, terminou com todos apresentando lesões corporais; Polícia Civil apura os fatos....

Categorias