26 abril, 2024

Últimas:

Esvaziamento para manutenção revela beleza arquitetônica de estação de água subterrânea em Piracicaba; veja fotos

Anúncios

O esvaziamento de uma estação subterrânea de água com 136 anos de existência para manutenção, em Piracicaba (SP), revelou a beleza arquitetônica do espaço, considerado um marco histórico do desenvolvimento da cidade. O local deve ser aberto à visitação do público após reformas para reduzir perdas hídricas.

A Estação Elevatória de Tratamento de Água e Reservatórios Marechal passa por reformas desde outubro de 2021 e foi aberta pela primeira vez para captação de imagens nesta terça-feira (16). O reservatório fica embaixo das Ruas Silva Jardim e Marechal Teodoro, no bairro Alemães.

Anúncios

Para acessar o local, é necessário descer escadarias, chegando a um corredor com pilares condizentes com a época em que foi construído, com 15 metros de largura e 40 metros de comprimento.

Reservatório de 136 anos em Piracicaba — Foto: Ricardo Custódio/EPTV
Reservatório de 136 anos em Piracicaba (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)

A construção foi iniciada em 1886, e o complexo é responsável por abastecer os reservatórios de água dos bairros Unileste, XV de Novembro, Dois Córregos, Conceição, Cecap e Peoria. Na mesma área, existe uma estação elevatória de tratamento que abastece toda a região leste do município.

Anúncios

“O complexo tem 136 anos de idade, ele abastece grande parte da cidade, praticamente metade dela, e ele atende outros três reservatórios, por meio de bombeamento, e atende também a região central de Piracicaba, através do processo de gravidade”, comenta Maurício André Marques de Oliveira, presidente do Semae de Piracicaba.

Local em Piracicaba passa por reformas estruturais  — Foto: Ricardo Custódio/EPTV
Local em Piracicaba passa por reformas estruturais (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)

O local é composto por três reservatórios, que totalizam capacidade de 8,5 mil metros cúbicos de água, e teve problemas de vazamento em dois deles, sendo necessária a substituição de tijolos, troca de bombas e realizar um processo de impermeabilização.

“Perdíamos cerca de 20 litros por segundo, através de rachaduras, ranhuras internas. Com a impermeabilização, conseguiremos reservar mais água”, complementa Maurício.

Com a reforma, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) diz que passará a contar com 100% da capacidade operacional do complexo de reservatórios. Segundo o Semae, o reservatório será aberto à visitação, contudo, somente no fim das reformas. Ainda não há data prevista.

Reservatório abastece metade de Piracicaba, segundo o Semae — Foto: Ricardo Custódio/EPTV
Reservatório abastece metade de Piracicaba, segundo o Semae (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)
Estação deve receber visita da população após reforma — Foto: Ricardo Custódio/ EPTV
Estação deve receber visita da população após reforma (Foto: Ricardo Custódio/ EPTV)
Local começou a ser construído em 1886 em Piracicaba — Foto: Ricardo Custódio/EPTV
Local começou a ser construído em 1886 em Piracicaba (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)

Fonte: G1

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias