Anúncios
O esvaziamento de uma estação subterrânea de água com 136 anos de existência para manutenção, em Piracicaba (SP), revelou a beleza arquitetônica do espaço, considerado um marco histórico do desenvolvimento da cidade. O local deve ser aberto à visitação do público após reformas para reduzir perdas hídricas.
A Estação Elevatória de Tratamento de Água e Reservatórios Marechal passa por reformas desde outubro de 2021 e foi aberta pela primeira vez para captação de imagens nesta terça-feira (16). O reservatório fica embaixo das Ruas Silva Jardim e Marechal Teodoro, no bairro Alemães.
Anúncios
Para acessar o local, é necessário descer escadarias, chegando a um corredor com pilares condizentes com a época em que foi construído, com 15 metros de largura e 40 metros de comprimento.
A construção foi iniciada em 1886, e o complexo é responsável por abastecer os reservatórios de água dos bairros Unileste, XV de Novembro, Dois Córregos, Conceição, Cecap e Peoria. Na mesma área, existe uma estação elevatória de tratamento que abastece toda a região leste do município.
Anúncios
“O complexo tem 136 anos de idade, ele abastece grande parte da cidade, praticamente metade dela, e ele atende outros três reservatórios, por meio de bombeamento, e atende também a região central de Piracicaba, através do processo de gravidade”, comenta Maurício André Marques de Oliveira, presidente do Semae de Piracicaba.
O local é composto por três reservatórios, que totalizam capacidade de 8,5 mil metros cúbicos de água, e teve problemas de vazamento em dois deles, sendo necessária a substituição de tijolos, troca de bombas e realizar um processo de impermeabilização.
“Perdíamos cerca de 20 litros por segundo, através de rachaduras, ranhuras internas. Com a impermeabilização, conseguiremos reservar mais água”, complementa Maurício.
Com a reforma, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) diz que passará a contar com 100% da capacidade operacional do complexo de reservatórios. Segundo o Semae, o reservatório será aberto à visitação, contudo, somente no fim das reformas. Ainda não há data prevista.
Fonte: G1