28 março, 2024

Últimas:

Estudo identifica que capivaras de lago de Ipaussu estavam infectadas com bactéria da febre maculosa

Anúncios

Um estudo da Unesp de Botucatu (SP) identificou que as capivaras que vivem no lago de Ipaussu, cidade onde duas crianças morreram por febre maculosa, estavam infectadas com a bactéria responsável pela doença.

Os testes tiveram início em março deste ano. Pesquisadores veterinários colocaram microchips nos animais e fizeram exames de sangue para avaliar se as capivaras estavam com a doença transmitida pelo carrapato-estrela. Das cerca de 70 capivaras que vivem no lago, 36 foram testadas e foi comprovado de que elas já tiveram contato com a bactéria.

Anúncios

Estudo encontra capivaras com a bactéria da febre maculosa no lago de Ipaussu
Estudo encontra capivaras com a bactéria da febre maculosa no lago de Ipaussu (Fotos: Reprodução/TV TEM)

Após as mortes das crianças, a prefeitura da cidade buscou alternativas para remanejar as capivaras da cidade como prevenção à febre maculosa. Agora, o relatório do estudo foi enviado para a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, para decidir o que será feito a respeito dos animais.

De acordo com a prefeitura, o remanejo das capivaras não é simples, pois são animais silvestres, protegidos por lei. Enquanto isso, o lago está parcialmente interditado e a recomendação é que as pessoas evitem circular pelo local.

Anúncios

Lago está parcialmente interditado por conta das capivaras em Ipaussu — Foto: Reprodução/TV TEM
Lago está parcialmente interditado por conta das capivaras em Ipaussu (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias