19 abril, 2024

Últimas:

Estudantes afegãs não veem futuro no Afeganistão após tomada do Talibã

Anúncios

Um grupo de mulheres afegãs jovens demais para lembrar do governo Talibã entre 1996 e 2001 está passando pelo mesmo trauma recontado por parentes depois que o grupo islâmico retomou o controle do Afeganistão, levando milhares de pessoas a fugirem do país.

“Estamos voltando à escuridão”, disse uma das estudantes universitárias levadas para o Catar, que descreveu sentimentos de ansiedade e medo e, como outras, se recusou a fornecer detalhes que pudessem identificá-las ou identificar suas famílias em casa por motivos de segurança.

Anúncios

“São todas histórias que ouvíamos de nossos pais e avós. E naquela época era apenas uma história, mas agora é como se o pesadelo se tornasse realidade”, disse uma segunda mulher.

As quatro que falaram à Reuters estão entre centenas de estudantes afegãs, a maioria mulheres, trazidas para o Estado árabe do Golfo.

Anúncios

Quando chegou ao poder pela última vez, o Talibã impôs de maneira estrita a sua interpretação ultraconservadora do islamismo sunita, que incluía proibir as mulheres de ir à escola ou de trabalhar.

Muitos duvidam das promessas do grupo militante de que desta vez os direitos das mulheres serão protegidos sob a estrutura do Islã.

“Todo mundo sabe como aquela época foi dura e brutal”, disse uma segunda mulher à Reuters em um complexo residencial na capital Doha, onde refugiados, incluindo de outras nacionalidades, são abrigados.

Talibãs em estrada em Cabul, em 18 de agosto de 2021 — Foto: Wakil Kohsar / AFP
Talibãs em estrada em Cabul, em 18 de agosto de 2021 (Foto: Reprodução)

Ela disse não acreditar que existam professoras suficientes no Afeganistão para as aulas de gênero segregado que o Talibã insiste em implementar.

O grupo de mulheres disse que os valores do Talibã eram estranhos para elas e que não voltarão ao Afeganistão enquanto o grupo exercer controle do país, mesmo sob um governo de divisão de poder.

Fonte: Yahoo!

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias