26 abril, 2024

Últimas:

Estudante faz casinhas para cães e gatos de rua com baldes no interior de SP: ‘Muito respeito pelos animais’

Anúncios

A moradora de Tupã (SP), Lara Jacob, de 23 anos, teve a ideia de construir casas feitas de baldes para cães e gatos de rua e espalhá-las em alguns pontos da cidade junto com potes de ração e água para que os animais pudessem ter abrigo e alimento não só durante o inverno, mas também em todos os dias do ano.

“Eu sempre tive muito respeito pelos animais e sempre busquei tratá-los bem e vê-los com outros olhos. Por isso nesse projeto eu pensei que tudo fosse muito sustentável e que fosse uma iniciativa colaborativa com a população em prol dessa causa”.

Anúncios

Casinhas são confeccionadas artesanalmente e a ideia da estudante de Tupã (SP) era fazer um projeto sustentável — Foto: Lara Jacob/ Arquivo pessoal

Casinhas são confeccionadas artesanalmente e a ideia da estudante de Tupã (SP) era fazer um projeto sustentável — Foto: Lara Jacob/ Arquivo pessoal

Lara, que sempre foi apegada aos animais, conta que na sua cidade não existem ONGs da causa animal que consigam ajudar de forma mais efetiva esses pets, mas apenas um grupo no Facebook chamado “S.O.S Animais Tupã” e algumas ações isoladas de moradores que alimentam os animais de rua.

Anúncios

Por isso, a estudante de design de moda decidiu que poderia tentar fazer mais para ajudar esses animais que, muitas vezes, se tornam invisíveis no dia a dia dos moradores que transitam pelas ruas.

“Aqui na cidade não há ONGs de animais, só há pessoas que se unem para ajudar. E muitas pessoas me perguntaram porque eu ajudo tanto os animais, mas é porque eles não têm voz. Eles não sabem pedir e eu vejo que eles se tornaram invisíveis no meio da população e as pessoas quando veem até espantam porque é um cachorro de rua, por exemplo”, diz.

A ideia de construir casinhas surgiu depois que Lara pensou em comprar casinhas prontas para os animais durante os dias em que a cidade registrou baixas temperaturas neste inverno, mas o custo acabou ficando muito alto.

Moradora de Tupã faz casinhas sustentáveis feitas de baldes para cães e gatos de rua

Então, ela começou a pesquisar uma forma alternativa de confeccionar casinhas sustentáveis e ao encontrar esse conceito de utilizar baldes enviou uma mensagem no grupo de moradores no Facebook pedindo doações de baldes. A resposta foi positiva e Lara conseguiu os materiais para começar a criar as primeiras casinhas.

“Eu pesquisei casinhas prontas para comprar, mas ficaria muito caro. Então pesquisei outras alternativas. Quando vi essa ideia das casinhas de balde, publiquei no grupo e as pessoas responderam dizendo que iriam ajudar com os baldes. Depois das doações começamos as confecções.”

Olavo Scioli, tio de Lara, é marceneiro e ajuda em todo o processo de confecção das casinhas para os pets em Tupã (SP) — Foto: Lara Jacob/ Arquivo pessoal

Olavo Scioli, tio de Lara, é marceneiro e ajuda em todo o processo de confecção das casinhas para os pets em Tupã (SP) — Foto: Lara Jacob/ Arquivo pessoal

O projeto está tendo a ajuda do tio da jovem, Olavo Scioli, que é marceneiro e faz os cortes e as perfurações nos baldes. Em casa casinha também são colocados cobertores para forrar. Até o momento foram construídas oito casinhas e dessas, duas já foram colocadas na Avenida Tamoios e duas foram doadas

“Meu tio Olavo Scioli é marceneiro e me ajudou com toda a montagem, o corte dos baldes e as perfurações. Até agora foram fizemos oito casinhas, duas estão na Avenida Tamoios, duas eu doei pra um comércio daqui, porque a dona cuida de um bichinho de rua e também doei pra um gatinho. As outras três que fizemos, guardamos para ver como vai ser a recepção da população a essas cinco primeiras”, conta Lara.

Ampliação da iniciativa

Moradores de Tupã (SP) ajudaram doando os baldes para fazer as casinhas de pets — Foto: Lara Jacob/ Arquivo pessoal

Moradores de Tupã (SP) ajudaram doando os baldes para fazer as casinhas de pets — Foto: Lara Jacob/ Arquivo pessoal

As primeiras cinco casinhas foram doadas há cerca de 15 dias e Lara pretende colocar as outras três já confeccionadas em outros locais da cidade na próxima semana.

No entanto, a estudante conta que para isso, precisa de parcerias com pessoas dispostas a ajudar e inclusive com a prefeitura para que a ideia possa sair do papel.

Isso porque Lara deseja instalar casinhas fixas e potinhos de ração e água em uma praça na entrada de Tupã onde costumam ficar cães e moradores de rua. O intuito é que o local seja sinalizado e a população atue em conjunto colaborando com a iniciativa doando rações e colocando água para os pets.

“Eu pensei em instalar as casinhas em um muro na Praça Linear, que fica aqui na entrada da cidade, para que ficassem fixas e deixar os potinhos também para a população colocar água e ração, por exemplo. Lá tem moradores de rua que também têm cachorro e isso poderia ajudar eles a se alimentarem.”

“A ideia é que a população que vá passando, veja o local e contribua colocando um saquinho de ração nos potes e mantendo os animais alimentados sempre. A ajuda da prefeitura seria necessária apenas para a instalação das casinhas, porque com a compra dos baldes, as pessoas já ajudam bastante”

Para as pessoas que desejarem colaborar com a iniciativa basta acessar o Instagram da Lara e enviar uma mensagem.

Em Palmital (SP), uma iniciativa parecida com a de Lara também foi feita, mas pela prefeitura que, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Estradas Rurais, em parceria com a Associação dos Protetores de Animais do município, instalou casinhas sustentáveis para pets em locais estratégicos da cidade.

Fonte: G1

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias