25 abril, 2024

Últimas:

Estresse X imunidade: descubra como esse vilão afeta a sua saúde

Anúncios

Vida agitada, trânsito, correria, dormir tarde e acordar cedo, compromissos mil, tarefas em casa e no trabalho, conta bancária no limite… Só de ler esse primeira frase já deu um estresse básico, não é mesmo? Não há como negar que o problema acaba fazendo parte da rotina e se ajusta a ela. Ou seria o contrário? “O que o define é uma síndrome de adaptação do nosso organismo – UMA REAÇÃO DE ALERTA PARA SE ADEQUAR AOS ESTRESSORES INTERNOS E EXTERNOS, ÀS MUDANÇAS, situações novas e até a coisas boas da nossa vida, como a superação de obstáculos, promoções, conquistas dentro do mercado de trabalho, entre outras”, coloca Aretusa dos Passos Baechtold, psicóloga do Instituto Psicológico de Controle do Stress Dra. Marilda Lipp.

Anúncios

Segundo Christiane de Abreu, clínica geral da Dr. Família, no momento em que isso ocorre, o sistema neuroendócrino ESTIMULA A SECREÇÃO DE ADRENALINA E CORTISOL. Como tudo em excesso tem o seu lado negativo, ao se viver sob essa circunstância há um desequilíbrio, e a atuação persistente de tais hormônios gera lesões orgânicas, além de uma baixa na imunidade. “O nosso organismo chega a levar até 24 horas para voltar ao normal diante de uma situação de estresse”, explica a psicóloga. Gasta-se energia demais nessa função, o que também consome uma boa parte dos estoques de vitaminas e minerais.

PREPARAR, APONTAR…

Anúncios

Relaxar nem que seja por alguns minutos durante o dia pode ser uma forma de combater o estresse FOTO: thinkstock

Embora O ESTRESSE NÃO HAJA COMO UM CAUSADOR ESPECÍFICO DE DOENÇAS, ELE PODE ACELERAR OU DESENCADEAR OUTRAS PREEXISTENTES OU DE HERANÇA GENÉTICA, em função dos hábitos de vida: dieta irregular, sobrecarga física e mental, PRIVAÇÃO DE SONO, falta de exercícios físicos etc. podem induzir ao aparecimento de gastrite, úlcera, hipertensão, dores musculares, ansiedade, perda de concentração e memória, IMPOTÊNCIA SEXUAL, acnes, reações alérgicas (principalmente as de pele – assim como disfunções mais graves como a psoríase e o vitiligo), herpes e infecções.

ALVO NA MIRA

“Nosso corpo tem os chamados ÓRGÃOS-ALVOS que, frente a uma situação de vulnerabilidade, são os primeiros a reagir”, explica a psicóloga. Por isso, muitas vezes, mesmo diante de tratamento, é possível sofrer infecções de repetição em curtos períodos de tempo. Para a médica, quando isso acontece é necessário investigar mais a fundo o motivo, já que algumas alterações físicas também influenciam. “Vale ressaltar que O ESTRESSE CRÔNICO PODE GERAR INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS E URINÁRIAS DE REPETIÇÃO, uma vez que se verifica uma diminuição da proliferação linfocitária e das reservas de vitamina C e complexo B”, ela esclarece. “Sabe-se que o uso de antibióticos de forma contínua e indevida causa estragos ao organismo”. Sem a devida orientação, ainda, eles podem propiciar aRESISTÊNCIA BACTERIANA e uma dificuldade maior na cura por completo. Portanto, diante de constatações como estas, procure por especialistas da área para tratamento.

Vida agitada não é saudável e pode desencadear doenças de fundo emocional e hereditário FOTO:thinkstock

FOGO!

Como foi possível perceber, um comportamento conduz ao outro. O beco, no entanto, não é sem saída! “Tem como reverter o quadro e a estratégia para isso é a mesma para evitá-lo”, introduz a psicóloga. Conforme a declaração de Christiane, quando o cansaço intenso começa a bater, assim como a fadiga e a falta de ânimo para desempenhar as atividades de costume, é sinal de que as ações exaustivas estão agravando o funcionamento do corpo. Dessa maneira, é preciso identificar as fontes estressoras, que podem ser internas e externas.

As primeiras dizem respeito às características pessoais e individuais, definidas pelo modo de pensar e agir, pelas dificuldades em se dizer não e organizar a agenda, por exemplo. As outras são ligadas a tudo que vem de fora, como o trânsito, violência, trabalho, finanças, e por aí vai. Aretusa informa que, após se ter clareza do que pesa mais para desestruturar o lado emocional, a seguinte análise deve ser feita: “Como eu posso me livrar dessas fontes? Se eu não posso me livrar, então, como evitá-las? E, por fim, se não existe tal possibilidade, como enfrentá-las?”. Em conjunto, há que se pensar em QUATRO PILARES DE TRATAMENTO DO ESTRESSE: atividade física; alimentação; relaxamento, como ioga, meditação,mindfulness –”que se consiga passar de 5 a 15 minutos por dia em contato apenas consigo mesmo, se desligando dos problemas, da agenda do dia, do seguinte, desacelerando o pensamento”, ela recomenda; e a regulação emocional –”que seria a reestruturação cognitiva, vinculada aos padrões de interpretação de eventos e comportamentos que a gente tem”, enfatiza.

Fonte: Daquidali

Últimas

Lipo HD: cirurgião plástico aponta três razões para evitá-la

Lipo HD: cirurgião plástico aponta três razões para evitá-la

25/04/2024

Marcelo Takeshi Ono, cirurgião plástico, alerta sobre os motivos para evitar uma lipo HD

Categorias