Sabe quais são os grandes vilões para a saúde no seu banho de piscina? Quantidade de urina é de assustar

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Ainda é verão e os dias quentes não deixam ninguém esquecer isso, principalmente quando o calorão pede um gostoso e refrescante banho de piscina. O que você ainda não sabe é que esse inocente mergulho pode fazer muito mal para saúde.

Pelo menos é o que diz um novo estudo da UNIVERSIDADE DE ALBERTA, no Canadá, recentemente publicado no periódico científico ENVIRONMENTAL SCIENCE & TECHNOLOGY LETTERS. Com destaque para as piscinas públicas, onde muita gente entra suada e sim, faz muito xixi, todos esses fluidos corporais podem reagir com os produtos químicos utilizados na água, como os desinfetantes, e assim causar problemas respiratórios e irritação nos olhos. Se a piscina for coberta então, o risco é maior ainda, pois a água não recebe a luz do sol, que mata muito desses compostos nocivos, e o ar entre o líquido e o toldo fica tão pesado que pode agravar o quadro de alguém com asma, por exemplo.

Foto: vadimguzhva/istock

COMO FOI FEITO?

Lembra, nas Olimpíadas do Rio 2016, quando a água do PARQUE AQUÁTICO MARIA LENK ficou esverdeada? Aquele caso foi devido ao mal uso de peróxido de hidrogênio, mas até descobrirem, surgiu o interesse (cogitavam ser por conta do xixi) e consequentemente foi dado início a esse estudo.

Os pesquisadores analisaram ao longo de três semanas 31 piscinas, ofurôs e banheiras de duas cidades do Canadá e coletaram mais de 250 amostras de água. A conclusão é tensa: uma piscina com 830 mil litros (três vezes menor que uma olímpica) tinha 75 litros de urina. E esse é só um dos casos, para ilustrar.

Foto: David-De-Loss/istock

“NUNCA MAIS ENTRO EM UMA PISCINA”

Calma, não seja radical! Para esse problema, há uma solução, e felizmente ela é bem simples: TOMAR UMA DUCHA DE UM MINUTO DEPOIS QUE SAIU DA ÁGUA É O SUFICIENTE PARA MANDAR AS IMPUREZAS PELO RALO, disse a líder da pesquisa XING-FANG, em uma entrevista a rádio americana NPR. Pode ir lá buscar seu maiô!

Fonte: Daquidali

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes