Quais os alimentos da época de janeiro?

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Quem vive em um país tropical sabe as diversas vantagens em relação à disponibilidade de alimentos naturais em qualquer época do ano. As frutas, legumes e verduras se adaptam ao solo e ao clima, possibilitando uma infinidade de opções nutritivas para compor um cardápio saudável. Apesar disso, chamamos de sazonalidade a época em que o desenvolvimento de alguns alimentos é melhor do que outros, tanto em termos de qualidade, como de custo e de oferta de nutrientes.

Vantagens de consumir alimentos da época

Um dos principais pontos positivos em se consumir alimentos sazonais é a menor concentração de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes para o seu desenvolvimento, garantindo alta densidade de nutrientes. Vegetais fora de época costumam ficar armazenados em estufas com alto uso de agrotóxicos, reduzindo tanto a disponibilidade de nutrientes, como o sabor do alimento.

Além disso, o custo do seu consumo torna-se menor, pois não são necessárias técnicas e uso de elementos mais caros para o seu desenvolvimento e amadurecimento.

No mês de janeiro, experimente incluir os seguintes vegetais, frutas e legumes:

  • Frutas: abacaxi, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina e uva;
  • Verduras: alface, cebolinha, couve e salsa;
  • Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

Você pode preparar diferentes receitas usando estes ingredientes, como saladas, legumes assados, cremes salgados, sucos naturais e salada de frutas! Olha essa sugestão de almoço ou jantar que incluem os alimentos desta época:

– Salada de alface, tomate, pepino, beterraba ralada e abacaxi em rodelas.

– Purê de abóbora com cebolinha.

– Pimentão recheado com ricota e assado no forno com ervas.

– Abobrinha grelhada com mussarela light e tomate.

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