Irmãos mais velhos são os mais inteligentes, diz pesquisa

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A discussão entre irmãos nunca vai parar. Quem é o mais inteligente, o mais bonito, o mais bem sucedido e até o preferido dos pais. Tudo, é claro, sempre com muito amor fraterno para manter as coisas no lugar. E, agora, a ciência coloca mais lenha nessa fogueira.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Leipzig, na Alemanha, há uma grande chance de você ser mais inteligente que seus irmãos se for o mais velho. A diferença de QI é pequena, mas significativa: de 1,5 ponto por irmão, em ordem decrescente, é claro.

Mas para não haver nenhuma discussão acirrada, a pesquisa feita pela universidade alemã dá um indício forte para sua teoria. Segundo ela, a diferença entre o QI dos irmãos mais velhos e mais novos se deve exatamente à relação que eles mantém.

Segundo os pesquisadores, o fato de os irmãos mais velhos passarem boa parte da infância “dando aula” aos mais novos colabora com isso. Por não terem tido crianças mais velhas para indicarem caminhos em qualquer aspecto da vida, os primogênitos tem, na maioria dos casos, que se virar mais.

“Temos uma teoria que pode explicar essa diferença e que está ligada à própria relação dos irmãos. O mais velho quase sempre funciona, digamos, como um tutor, que explica ao mais novo como o mundo funciona. E ensinar outras pessoas exige altas demandas cognitivas, o que explicaria a diferença”, afirma a pesquisadora Julia Rohrer.

Os pesquisadores, porém, alertam para um fato bastante importante. Em alguns casos, analisaram filhos mais novos que se tornaram mais velhos com a morte dos irmãos. Nesses casos, apontam que a diferença de QI não é biológica, mas sim ligada completamente nos fatores cognitivos relacionados à educação.

Fonte: Yahoo!

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes