Incremente sua salada com Radicchio

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Prima da chicória, o radicchio rosso di treviso, conhecido como radicchio, é uma iguaria de origem italiana, que para ter o seu status de verdura original, deve ser produzida nas cercanias de Treviso, na Itália.

Com sabor suavemente amargo e consistência crocante, a verdura de folhas vermelhas e nervuras brancas é indicada para o preparo de saladas, risotos, massas ou guarnições. Acha o radicchio muito amargo? Lave-o com água morna, isso diminuirá o seu amargor.

Utilizado principalmente na cozinha italiana, o radicchio é excelente para combinações com alimentos ácidos, doces ou salgados. Pode ser consumido tanto cru, com um pouco de azeite de oliva e sal, como servidos em pratos quentes devido a sua textura firme que permite assá-lo ou grelhá-lo.

Os tipos mais conhecidos são dessa verdura são: o radicchio de Verona, que parece com uma cabeça de alface, só que vermelha, e o radicchio de Treviso, que se assemelha a uma endívia belga.

Fonte de vitamina A, magnésio e potássio, o radicchio deve ser escolhido quando está mais maduro. Quanto mais velho, mais amargo será o vegetal. Para conservar a verdura, mantenha-a na geladeira dentro de saco plástico.

salada de radichhioSalada de rúcula com radicchio e tomate-cereja

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • 200 g de rúcula
  • 1 radicchio pequeno
  • 200 g de tomate-cereja
  • 1 cebola branca pequena
  • Sal
  • Pimenta-do-reino moída grosseiramente
  • 50 g de queijo parmesão (em pedaço)
Modo de Preparo

  1. Junte o vinagre balsâmico com o azeite de oliva e misture. Descasque o alho e esmague-o com o cabo de uma faca. Adicione à mistura de vinagre e óleo e reserve.
  2. Enquanto isso, lave a rúcula e remova os caules e as folhas machucadas. Agite-a até secar e corte em pedaços não muito pequenos. Lave, limpe e corte o radicchio em 4 pedaços. Remova a parte central e corte os pedaços em fragmentos menores.
  3. Lave os tomates e corte-os ao meio. Descasque a cebola e corte-a em anéis finos. Arrume numa travessa primeiro a rúcula, depois o radicchio, os tomates e os anéis de cebola.
  4. Retire o alho da mistura de azeite e vinagre. Mexa bem a mistura com um batedor de ovos, tempere com sal e regue com ela a salada. Polvilhe com pimenta-do-reino. Corte num ralador de queijo ou descascador de legumes o queijo parmesão em lascas bem finas e arrume-as sobre a salada. Sirva em seguida, acompanhada por fatias de pão ciabatta cobertas com um pouco de alho e azeite de oliva.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes