Guia prático da faxina: O que você realmente precisa limpar sempre

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Quer cuidar da casa mas não sabe por onde começar? Fizemos uma lista do que precisa ser limpo todas as semanas e o que você pode relaxar um pouco.

Na hora da limpeza, pode ser difícil saber o que você precisa lavar toda semana ou pode deixar para fazer de vez em quando.  A fim de não acumular roupa suja na lavanderia, mas também não ficar escravo da faxina, confira a lista que vai te ajudar a se organizar na hora de definir prioridades para a organização da casa.

Faça todas as semanas

Lavar roupa: nada pior do que ficar procurando uma peça de roupa e descobrir que ela está para lavar há um tempão. Por isso, é importante se livrar da tarefa de uma vez. Junte tudo o que está sujo e aproveite para fazer no final de semana, por exemplo. Separe por cores e defina o que pode ou não ir na máquina. Sem contar que a organização na hora de lavar ajuda muito a economizar água.

Trocar os lençóis: não estamos dizendo que você precisa ficar horas passando os lençóis, mas lavá-los todas as semanas também é uma maneira prática que não exige com que você tenha vários enxovais. Duas opções são o suficiente para fazer a rotação semana a semana.

Passar aspirador de pó nos tapetes: o aspirador é uma forma prática e rápida de espantar a poeira. As superfícies acolchoadas como tapetes e sofás merecem ser aspiradas todas as semanas, especialmente, se você é sensível ao pó ou tem rinite alérgica.

Tirar o pó: infelizmente, passar o aspirador não garante que todo o pó seja eliminado da sua casa. Por isso, é importante passar pano em todas as superfícies. Sem contar que o pó pode ajudar a estragar os seus móveis, causando riscos nos acabamentos.

Limpar o banheiro: é horrível ter que gastar muito tempo na limpeza do banheiro e, quanto mais tempo você demora para realizar a tarefa, maior a chance de acumular fungos, bactérias e formar crostas difíceis de tirar. Higienize a pia, o espelho, a privada e o box todas as semanas, e você não precisará gastar muito tempo nisso. Não deixe que a sujeira se acumule entre os furinhos do chuveiro, pois eles podem entupir, estragando o aparelho e acumulando vermes.

Chão da cozinha: é bem provável que sua cozinha seja o local que mais acumule sujeira, uma vez que preparar comida pode envolver respingos óleo e pedacinhos de alimentos que caem no chão sem que você perceba. Não existe nada pior do que entrar na cozinha e perceber que o chão está sujo ou grudento.

Limpar eletrodomésticos: sujeira no forno, microondas e na geladeira cria crostas chatas de tirar. Por isso, higienize sempre os eletrodomésticos da cozinha. O mesmo vale para utensílios. Não corra o risco de perder panelas e acessórios por ter deixados-os na pia por muito tempo. A lavagem correta garante com que os seus utensílios durem mais e possam ser utilizados da melhor forma.

Espelhos: marcas de digitais e poeira se acumulam nas superfícies dos espelhos, o que, muitas vezes, acaba desvalorizando a decoração da sua casa.

Não precisa exagerar

Lavar muita roupa: falamos que é importante eliminar a roupa acumulada na lavanderia todas as semanas, mas não é preciso colocar tudo o que você utilizou na semana na máquina. Economize água e use suas roupas mais de uma vez, a menos que elas estejam com mal cheiro ou realmente sujas. É bem fácil de saber o que pode ou que não pode ser repetido sem precisar lavar.

Enxugar a louça: garantimos que sua vida será bem mais prática se utilizar a louça que está no escorredor para comer. Dessa forma, não é necessário gastar tempo secando e guardando tudo em todas as refeições. Caso você more sozinho, vai perceber que não usa muito mais do que alguns potes, um prato, poucos talheres e duas panelas.

Limpar lustres: eles acumulam poeira, mas não significa que você precisa pegar a escada e passar o pano todas as semanas. Uma vez por mês aproveite para fazer uma faxina mais densa na sua casa e limpe todas as extremidades da melhor forma possível, a fim de poupar o trabalho dobrado durante as semanas seguintes.

Lavar todas as jaquetas: em alguns modelos, há materiais que pedem para não ser lavados sempre. As jaquetas mais grossas podem ser lavadas a cada dois ou três meses, dependendo do uso, já as mais finas, precisam de mais limpeza. Como no Brasil faz muito calor, uma dica é lavar as mais pesadas quando o tempo começar esfriar no mês de abril ou maio. Assim você pode tê-las limpinhas para quando mais precisar.

Lavar as cortinas: cortinas  tecido não pedem tanta limpeza. Já as persianas, acumulam mais poeira e merecem mais atenção. Todavia, não é preciso lavá-las sempre, uma vez que isso pode até estragar o pano. Nesse caso, lave-as uma vez ao ano.

Fonte: Casa e Jardim

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes