Existe uma canção que faz qualquer bebê gargalhar: cientistas descobriram fórmula

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Basta conviver um pouquinho com bebês para saber que prender a atenção deles por mais de dois minutos é um grande desafio. Foi a partir dessa possibilidade que psicólogos e músicos chegaram a uma música ideal para deixar eles felizes e entretidos.

A pesquisa surgiu de uma série de estudos que acompanhou a resposta dos bebês à música. Profissionais especialistas no desenvolvimento da Universidade de Londres e músicos profissionais estudaram as possíveis causas do riso do bebê e, juntos, criaram uma melodia capaz de fazer qualquer um deles dar gargalhadas.

bebe mae brincando 216 400x800

 

Para chegar a esse grande feito, o psicólogo Caspar Addyman se uniu ao músico Imogen Heap e, a partir de estudos anteriores, elegeram alguns critérios para a “canção perfeita”.

 Ela tinha que ter o som de bateria e ter mudanças importantes entre volume, tom e timbre para causar antecipação e surpresa. O ritmo também tinha que ser mais rápido porque a frequência cardíaca dos bebês é muito mais acelerada do que a dos adultos e uma melodia chama atenção quando o ritmo diminui ou aumenta no mesmo intervalo que o batimento cardíaco.

A partir disso, Heap criou algumas melodias que se encaixavam em todos os critérios e o grupo partiu para os testes.

bebe dando risada 216 400x800

Ao todo, 26 bebês com faixa etária entre seis meses e um ano passaram pelo teste. Todos ouviram as mesmas melodias ao lado de seus pais. Suas reações – riso, gargalhada, movimento do corpo – foram filmadas. Ao fim, os pais também responderam um questionário indicando qual canção tinha deixado o seu bebê mais entusiasmado.

Com isso, os pesquisadores elegeram a melodia vencedora e então partiram para a segunda etapa: pensar na letra que a música teria. Para isso, eles fizeram uma vasta pesquisa em muitos países para descobrir quais ruídos tiravam as reações mais felizes dos pequenos. O resultado mostrou que sons bobos e palavras simples como “boo” (66%), “framboesas” (57%), espirros (51%), sons de animais (23%) e risos (28%) eram os principais.

bebe negro crianca 1.16 400x800

Em seguida, o grupo pensou na voz que a música teria. Chegaram, então, na resposta. A letra tinha que ser cantada por uma mulher e ela precisava estar na frente de bebês no momento da gravação. Isto porque os pequenos tendem a preferir a voz das mulheres e estudos mostram que a voz do adulto muda naturalmente quando ele conversa com uma criança – e essa mudança é mais amigável para os pequenos.

Depois de outro teste prático, eles acompanharam as respostas dos bebês e chegaram ao som ideal. “Quando ‘The Happy Song’ tocou, fomos recebidos por um mar de rostinhos risonhos e encantadores. Esse final não foi tão científico como os testes anteriores, mas definitivamente me convenceu de que alcançamos o sucesso. Agora temos uma canção nova e altamente amigável para os bebês e estamos planejando usar a música em uma série de experimentos que mostram como os pais introduzem a música aos seus bebês e esperamos olhar com mais profundidade as respostas fisiológicas deles”, explicou Addyman.

No vídeo, escute a música perfeito e veja o clipe criado para ela. É uma fofura, não é?

 

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes