Cuidados especiais para o passeio do seu cão em dias mais quentes

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Caminhar com os cães é uma atividade prazerosa e muito importante para seu pet.  Os cães precisam de exercícios. Durante o passeio eles ainda exercitam a socialização, aprendem a assimilar melhor os ruídos da rua e exercitam o que mais gostam de fazer: cheirar!

No entanto, o calor exige alguns cuidados especiais. Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas para liberar o calor e transpiram através da salivação. Se você colocar focinheira no cachorro quando sai com ele, escolha a mais confortável, que não o aperte muito e não impeça que eles abram a boca. Quando a temperatura do cachorro fica muito alta ele fica mais tempo com a boca aberta e a respiração é mais ofegante. Percebendo esses sinais, vá com ele para a sombra e ofereça água.

Durante as caminhadas, no verão, é aconselhável levar uma garrafa de água para matar a sede do seu pet ou até refrescá-lo durante os passeios.

Os horários para as caminhadas variam de pessoa para pessoa, mas para os cães o horário ideal é na parte da manhã, até às nove horas. Depois desse horário e até às seis da tarde, o sol está muito quente e é bastante prejudicial a eles. Com o sol forte os cães podem sofrer desidratação, queimaduras nas “almofadinhas” das patas e até mesmo uma parada cardíaca.

Para desidratação o tratamento é feito com soro. Para as queimaduras os veterinários sugerem um tratamento à base de compressas geladas, “com água ou chá de camomila que é calmante”. Mas o ideal é evitar essas condições.

Durante o verão é preciso dar uma atenção especial ao combate às pulgas e carrapatos, que se proliferam nessa época. Seu veterinário poderá indicar produtos apropriados para combater esses parasitas, que além do incômodo, transmitem vermes e doenças ao seu cão.

É importante saber também que, em todo o litoral brasileiro é comum uma doença chamada Dirofilariose, causada por um parasita transmitido pela picada do mosquito, e que atinge o coração do animal. Caso você esteja planejando levar seu cão para a praia nesse verão, avise o veterinário. Ele lhe indicará medicamentos para prevenir a doença.

Com os cuidados adequados, o passeio com seu cão só trará benefícios a você e a ele.

Fonte: Cachorro Cão

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes