Corrida te ajuda a queimar calorias e a desestressar. Saiba como começar

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Torcer o nariz para a academia e a infinidade de aparelhos e repetições de exercícios que vem junto com ela não é desculpa para continuar no sedentarismo. Sim, é possívelCONQUISTAR BENEFÍCIOS PARA O CORPO E PARA A MENTE COM A CORRIDA, uma atividade com poucos custos e que seus praticantes consideram verdadeiramente apaixonante. Quer saber mais?

VANTAGENS A PASSOS LARGOS

A corrida é um ESPORTE AERÓBICO QUE TRABALHA COM OXIGENAÇÃO DO CÉREBRO E DO CORPO E COM A LIBERAÇÃO DE ENDORFINA. De acordo com o treinador RODRIGO CONTÓ, sócio e responsável técnico da Good Running Consultoria Esportiva, quem pratica consegue atingir diversos objetivos físicos neste processo. “Existe a QUEIMA CALÓRICA e, com isso, aREDUÇÃO DE PESO. Consequentemente, você observa melhora na autoestima, no humor e no sono”, explica.

Além disso, correr com regularidade promove o APRIMORAMENTO CARDIOVASCULAR E CIRCULATÓRIO. “A frequência cardíaca melhora tanto em repouso quanto em atividade. E é ela quem dita o ritmo”, fala. Por conta da maior oxigenação do cérebro, segundo o especialista, A MEMÓRIA TAMBÉM FICA MAIS APURADA assim como as respostas aos estímulos se tornam mais rápidas.

Antes de conquistar todos esses benefícios, no entanto, é necessário procurar um médico, contar sobre a vontade de praticar corridas e fazer os exames indicados. Depois dessa liberação, conte com a ajuda profissional, tanto para escolher os tênis mais indicados quanto para iniciar a atividade com as devidas orientações.

Foto: kaspiic/iStock

UM PASSO DE CADA VEZ

A assistente social TANIA MAZUROK, de 43 anos, conta que a “crise dos 40 anos” foi um fator motivacional para que ela aumentasse a velocidade das habituais caminhadas. “Nas vésperas dos ‘entas’, conclui que precisava iniciar uma atividade física ‘de verdade’, e como já caminhava, achei MELHOR INTENSIFICAR AS PASSADAS E COMECEI A CORRER. Então, ME APAIXONEI”. Atualmente, ela treina duas vezes por semana e procura participar provas em São Paulo, onde vive, ou em regiões próximas.

Segundo Contó, o ideal para iniciantes é mesmo PASSAR POR ESTA TRANSIÇÃO do andar para o correr. “A metragem também aumenta gradativamente. O aluno vai progredindo de acordo com o objetivo. Não tem regra de evolução”, fala.

O treinador frisa que as metas pessoais são a maior motivação. “Quando a pessoa tem um foco, ela melhora a performance. Você pode, por exemplo, comparar o desempenho de uma mesma corrida em anos consecutivos”, descreve.

Para a compradora de moda Daniele Costa, de 29 anos, que começou a correr após crises de pânico e ansiedade, a superação falou mais alto. “Virou uma forma de mostrar para mim mesma que, se eu me esforçar, consigo chegar aonde quero. Na escola, fugia da educação física. Hoje, CONTO OS DIAS PARA OS TREINOS E PROVAS”, afirma.

O convívio com outros corredores é outro grande estímulo. “Nada é mais importante do que os laços de amizades sólidos que criei com quem compartilha a mesma filosofia que eu. ACORRIDA TROUXE NOVOS VÍNCULOS E AMIGOS”, conta a assistente social Tania.

Foto: Wavebreakmedia Ltd/Wavebreakmedia Media

CABEÇA NO LUGAR

Sair da pressão da rotina e ESQUECER-SE DOS PROBLEMAS COTIDIANOS é outro benefício. “Eu sou muito agitada e ansiosa e, quando coloco meus tênis e fones de ouvido, saio cantando alto, relaxando. Às vezes, até me sinto em um videoclipe. NO FINAL DO TREINO ME SINTO LEVE, com uma sensação boa e a cabeça no lugar”, brinca a compradora Daniele. “Isso acontece porque as pessoas realmente entram em outro mundo durante a corrida, mergulham de cabeça naquele momento”, explica Contó.

Se você optar por correr pela cidade, fique de olho na qualidade do ar – geralmente, o período mais indicado é o matutino –, na sua segurança e no tráfego de automóveis. “Na rua, tem a opção de mudar de espaço. Você tem que chegar naquele lugar. Na esteira, o espaço é mais monótono, há mais de cansaço mental”, fala o treinador.

A vantagem de correr NA ESTEIRA, por outro lado, é MANTER A MESMA VELOCIDADE O TEMPO TODO. “Dependendo do grau de concentração, você acaba oscilando nas ruas. Tem que prestar atenção no ritmo prescrito”, diz o treinador.

DICAS DE ESPECIALISTA

Você se animou para começar a correr? Rodrigo Contó te conta O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DAR INÍCIO aos treinos:

– Se nunca fez atividades físicas, tenha um aval médico para isso. Faça uma bateria de exames para poder iniciar os exercícios;

– Comece gradativamente e procure a orientação de um profissional;

– Aos poucos, intensifique o trabalho;

– Tenha sempre objetivos;

– Adquira um frequencímetro para medir sua frequência cardíaca durante a corrida;

– Use roupas e calçados adequados;

– Mantenha uma alimentação saudável e evite consumir alimentos gordurosos uma hora e meia antes;

– Hidrate-se. O ideal é que pelo menos a cada 20 minutos, você consuma 200 ml de líquido;

– Faça um trabalho paralelo de musculação (para evitar lesões) e também com um nutricionista e endocrinologista.

Fonte: Daquidali

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes