Coronavírus: 10 atividades para aproveitar melhor o tempo em casa

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A Organização Mundial de Saúde decretou na última quarta-feira (11) o estado de pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao redor do mundo, medidas de prevenção estão sendo tomadas, como o decreto de isolamento de cidades na China e a suspensão de serviços considerados não essenciais, como lojas e bares, na Itália.

Por aqui, o Ministério da Saúde recomendou a redução do contato social e anunciou o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) confirmou a interrupção das aulas na rede estadual de ensino, enquanto o secretário de Saúde do Rio de Janeiro afirmou, em entrevista à TV Globo, que “as pessoas devem ficar em casa”.

Diante desse cenário de mudanças, a especialista em tendências de moda e design Li Edelkoort acredita que nem tudo é motivo para pânico e que é possível ter esperança. “Parece que estamos entrando em uma quarentena do consumo, em que aprenderemos a ser felizes apenas com um vestido simples, um livro e uma refeição caseira”, afirma, em entrevista ao site Dezeen.

Para Li, este momento é uma página em branco para um novo começo. Um exemplo dado pela designer é que a emissão de gás carbônico e a poluição advindas da indústria chinesa diminuíram desde o surgimento da doença. “O vírus mostrará como desacelerar e desligar podem produzir um ambiente melhor”, afirma.

Empresas ao redor do mundo estão decretando o regime de home office para tentar conter o avanço da Covid-19 e, com isso, as pessoas devem passar mais tempo em casa nas próximas semanas. Selecionamos 10 atividades simples para desocupar a mente nesta época conturbada:

1. Maratonar filmes e colocar séries em dia
Uma das formas de aproveitar o tempo em casa é maratonando filmes ou colocando as séries em dia. Nos Estados Unidos, a prática até ganhou um nome próprio: “quaranstreaming” (união das palavras “quarentena” e “streaming”, em inglês). Escolha a sua plataforma de streaming favorita e divirta-se. Sugestão: assista os filmes indicados ao Oscar 2020, se não conseguiu anteriormente.

2. Ler um livro
Na correria do cotidiano, com a internet e as redes sociais, muitas pessoas perderam o hábito de ler um livro. Provavelmente, inúmeros foram abandonados na prateleira, sem ter sequer uma página lida. Aproveite os momentos de calma e silêncio para retomar a leitura e relembrar por que ler é fundamental para a vida.

3. Um dia de spa
As últimas semanas têm sido estressantes, seja pelo noticiário ou por motivos pessoais? A hora é agora para tirar toda a tensão acumulada, criando um spa caseiro. Para começar, ajuste som e iluminação do ambiente de acordo com o seu gosto. Faça uma rotina de cuidados com a pele e prepare um banho relaxante, preferencialmente à luz de velas. Uma outra dica é colocar água quente e duas colheres de sopa de sal grosso em um balde, para montar seu próprio escalda-pés.

4. Criar itens de decoração de DIY
Se você anda pensando em renovar ou mudar a decoração da sua casa, aproveite o tempo para criar itens de decoração de DIY (do termo em inglês Do It Yourself, que significa “faça você mesmo”). As ideias são variadas, desde vasos personalizados até uma estante de madeira.

5. Pintar, desenhar, colorir
Quando crescemos, deixamos para trás atividades como a pintura e o desenho. Explore sua criatividade e coloque os pincéis e os lápis de cores em ação. Você pode criar um quadro para pendurar na parede ou apenas deixar sua imaginação fluir no papel.

6. Organizar a casa
É necessário ter um bom tempo livre para arrumar e organizar guarda-roupas, prateleiras, estantes, entre outros. Em situações como essa, o método da especialista em organização pessoal Marie Kondo é um dos mais indicados – inclusive, vale a pena assistir seu seriado na Netflix, “Ordem na Casa”. Para ela, o segredo está em categorizar todas as coisas na casa, examiná-las e manter apenas os itens que lhe trazem felicidade.

7. Rever as metas do ano
Já estamos no mês de março, mas nunca é tarde para rever as metas estabelecidas para o ano de 2020. Ainda melhor, é um bom momento para avaliar as chances do que pode se tornar realidade e elaborar novamente seus objetivos, pontuando quais são os meios práticos para chegar até eles.

8. Descobrir um novo hobby
Experimente atividades diferentes, que talvez você nunca tenha realizado, e tente descobrir um novo hobby. Meditar, tricotar e dançar são algumas sugestões de práticas que contam com tutoriais e vídeos educativos na internet.

9. Experimentar na cozinha
Tem vontade de fazer uma receita publicada pela Casa e Jardim, mas acha que seria difícil? Aproveite este momento em casa para experimentar e treinar seus dotes na cozinha. O resultado, além de ser comestível e potencialmente delicioso, pode surpreendê-lo positivamente.

10. Cuidar das plantas
Aproveite o tempo em casa para dar uma atenção especial às suas plantas. Faça uma boa vistoria nas folhas (não se esqueça de olhar na parte de trás!), limpe-as com um pano úmido para retirar o pó acumulado e descarte as que estão murchas ou caídas. 

Fonte: Casa e Jardim

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes