1 em cada 5 mulheres sente dor ao ovular (e muitas confundem com outros problemas)

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Não é só a menstruação que causa incômodo no ciclo feminino: algumas mulheres podem sentir dor da ovulação. Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, esse problema acomete uma a cada cinco pessoas ao longo da vida reprodutiva.

O que é a dor da evolução?

A ginecologista Débora Amorim Oriá Fernandes, da Clínica FemCare, explica que todos os meses, o organismo feminino libera um óvulo.

Quando rompido para permitir a fecundação, esse óvulo libera um líquido com estrogênio que causa irritação e inflamação nos órgãos reprodutores. Em consequência, surgem dores.

Como é a dor da ovulação?

A dor é aguda e acomete a região dos ovários e o abdômen inferior, podendo ser sentida tanto do lado direito quanto esquerdo do ventre.

Ela começa no dia da ovulação, que surge aproximadamente 14 dias antes da menstruação. Também é justamente nessa data que o incômodo é maior.

Contudo, a dor pode se prolongar por mais alguns dias até que o liquido inflamatório seja absorvido pelo organismo.

Como identificar?

O primeiro passo é registrar a data da dor, analisar se ela ocorreu no período ovulatório e se está relacionada com algum sintoma de ovulação, como a presença de corrimento parecido com clara de ovo

Depois, os dados devem ser levados a um ginecologista, a fim de embasar o diagnóstico. A consulta é essencial pois a dor da ovulação pode ser confundida com outras doenças com sintomas parecidos, como apendicite e cálculo renal.

O problema não tem cura mas pode ser amenizado pelo uso de medicamentos. Contudo, a chegada da menopausa impede a ovulação e, consequentemente, acaba com a queixa.

Apesar de incomodar, a dor na ovulação não provoca complicações para a saúde.

Tratamento da dor da ovulação

O tratamento para as crises de dor consiste na prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos por via oral ou venosa.

“Se a dor se repetir a cada ciclo e incomodar muito, o melhor tratamento é impedir a ovulação por meio de métodos contraceptivos, como os anticoncepcionais orais”, ressalta a médica.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes