22 de dezembro, 2024

Últimas:

Estátuas de bronze de 2,3 mil anos são encontradas em antigo balneário na Itália

Anúncios

O Ministério de Cultura da Itália fez um evento esta semana para apresentar ao público os últimos resultados das campanhas no sítio arqueológico de San Casciano dei Bagni, localizado na província de Siena. Os trabalhos de 2024 levaram a avanços na escavação do santuário etrusco e romano de Bagno Grande, incluindo a descoberta do temenos (um muro de contenção) e uma parte do que parece ser a piscina mais antiga do templo.

Para além das estruturas do espaço, os especialistas ainda localizaram dezenas de novos objetos do período em que foi utilizado, no século 3 a.C. Dentre eles, depósitos de lâmpadas a óleo, unguentários de vidro, bronzes votivos, oferendas votivas anatômicas em terracota pintada e até mesmo folhas de ouro, muitos protegidos pela água termal e pela lama.

Anúncios

As ofertas de metais preciosos são as mais impressionantes, segundo um comunicado emitido pela autoridade arqueológica. Há pelo menos quatro estátuas de bronze humana com os seus membros fragmentados. Também foram identificadas moedas das eras republicana e imperial, além de acessórios brilhantes (como uma coroa, um anel e diversas joias). Veja as imagens:

Estátua de criança feita em bronze — Foto: Ministério de Cultura da Itália
Centenas de moedas foram encontradas soterradas na lama — Foto: Ministério de Cultura da Itália
Além das figuras humanoides, também foram identificadas estátuas de animais, como cobras — Foto: Ministério de Cultura da Itália
Fotografia de sobrevoo no sítio arqueológico de San Casciano dei Bagni — Foto: Ministério de Cultura da Itália
Os arqueólogos também acharam uma folha de ouro no local — Foto: Ministério de Cultura da Itália
Detalhes de uma estátua encontrada soterrada — Foto: Ministério de Cultura da Itália
Cabeça fragmentada de estátua — Foto: Ministério de Cultura da Itália
Ao desenterrar novas partes do templo, os arqueólogos localizaram novas estátuas, peças preciosas e objetos ritualísticos etruscos e romanos; muitos ainda estão bem preservados — Foto: Ministério de Cultura da Itália

O Bagno Grande em San Casciano dei Bagni está sob concessão de escavação para o Município de San Casciano dei Bagni, pela Direção Geral de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem, e é realizada em colaboração com a Superintendência ABAP para as províncias de Siena, Grosseto e Arezzo e a coordenação científica da Universidade para Estrangeiros de Siena. O trabalho de conservação e restauração é realizado pelo Instituto Central de Restauração.

Anúncios

Assista ao vídeo publicado pelo Ministério de Cultura italiano com mais algumas imagens dos tesouros encontrados:

Mais de 80 estudantes de arqueologia de universidades de todo o mundo participaram da campanha de escavação de 2024. A equipe interdisciplinar e internacional de pesquisa e estudo envolveu mais de 90 especialistas de várias disciplinas.

Detalhes das descobertas serão melhor exploradas em um episódio da série Italia: viaggio nella Bellezza (“Itália: Viagem pela beleza”, na tradução para o português) do canal de televisão Rai Storia. Intitulado “Além do bronze, a escavação de San Casciano dei Bagni”, ele tem estreia prevista para em fevereiro de 2025.

Fonte: Galileu

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Lumi Global, líder global em soluções de reuniões orientadas...

Categorias