18 abril, 2024

Últimas:

Estátua de Churchill será descoberta em Londres para visita de Macron

Anúncios

Embalada em uma caixa para ficar protegida durante os protestos antirracistas em Londres, a estátua do ex-primeiro-ministro britânico e herói da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, será descoberta para uma visita do presidente francês, Emmanuel Macron – anunciou a prefeitura nesta quarta-feira (17).

Macron viajará à capital britânica na quinta-feira (18) para marcar o 80º aniversário do apelo ao povo francês pelo general Charles de Gaulle, do exílio em Londres, pedindo que resistissem à ocupação nazista.

Anúncios

Será o primeiro deslocamento de Macron desde o final de fevereiro, devido à pandemia. O presidente francês escapará da quarentena de 14 dias imposta pelo Reino Unido, graças a uma exceção para as delegações oficiais.

Coberta após protestos pela morte nos Estados Unidos do afro-americano George Floyd, a estátua de Churchill “será descoberta para a visita do presidente” francês, anunciou um porta-voz do prefeito trabalhista, Sadiq Khan.

Anúncios

Também em Cenotafio, um monumento aos mortos e as estátuas de Nelson Mandela e Mahatma Gandhi tiveram de ser protegidos, devido à convocação de uma contramanifestação da extrema direita no fim de semana passado, que levou a confrontos com a polícia.

O monumento de Churchill havia sido danificado, como outros símbolos do passado colonial britânico, em um dos primeiros protestos antirracistas em Londres, quando um manifestante escreveu com tinta no pedestal “foi um racista”.

Pichação com a frase ‘era um racista’ é vista na estátua de Sir Winston Churchill na Parliament Square, em Londres, na segunda-feira (8) — Foto: Isabel Infantes/AFP
Pichação com a frase ‘era um racista’ é vista na estátua de Sir Winston Churchill na Parliament Square, em Londres, na segunda-feira (8) (Fotos: Reprodução)

Um busto de De Gaulle também foi recentemente atacado na cidade de Hautmont, norte da França.

A depredação do monumento de Churchill gerou indignação no Reino Unido, particularmente do primeiro-ministro Boris Johnson, grande admirador do líder histórico, sobre quem escreveu uma biografia anos atrás.

“Resistirei com cada respiração de meu corpo a qualquer tentativa de remover essa estátua da Praça do Parlamento e, quanto mais cedo seu escudo protetor for retirado, melhor”, afirmou.

“Estamos buscando novas maneiras de legislar contra o vandalismo dos monumentos de guerra”, disse ele hoje na Câmara dos Comuns.

A imprensa mencionou possíveis penas de prisão para os infratores.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 100 milhões

18/04/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (18) no Espaço...

Categorias