Anúncios
O número de mortes por coronavírus no estado de São Paulo subiu para 1.134 pessoas nesta quarta-feira (22), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já são 15.914 casos confirmados da doença no estado. Nas últimas 24 horas foram 141 novas mortes e 529 novos casos confirmados da doença nos municípios paulistas.
No estado, 241 municípios têm pelo menos um caso confirmado da doença e 100 cidades já registraram pelo menos uma morte. Sete deles possuem mais que dez óbitos (Guarulhos, Osasco, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo e Sorocaba), sendo a maior concentração na capital, com 778 mortes.
Anúncios
A taxa geral de ocupação nas UTIs do estado é de 55,3%. Na enfermaria, é de 63%. Na Grande São Paulo, a taxa de ocupação em UTIs é de 73,7% e nas enfermarias é de 63%.
Vários hospitais de referência já estão com o sistema sobrecarregado. A taxa de ocupação das UTIs dos hospitais mais procurados na capital varia de 60%, percentual registrado no Hospital Geral da Itapevi, a 93%, valor verificado na UTI do Hospital Emílio Ribas, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
Anúncios
De acordo com a Secretaria de Saúde, há cerca de 6 mil pacientes, suspeitos e confirmados, internados em UTI e enfermarias de hospitais de São Paulo.
Maiores taxas de ocupação de UTI:
- Hospital Emílio Ribas: 93%
- Hospital das Cínicas: 92%
- Hospital Pirajuçá: 70%
- Hospital Geral de Itapevi: 60%
Perfil das vítimas
Entre as vítimas que morreram por Covid-19, estão 665 homens e 469 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 78,3% das mortes.
A maioria das mortes continua associada a fatores de risco, as chamadas comorbidades, em linguagem técnica. Entre esses fatores de risco que causaram mais mortes de pacientes estão as cardiopatias, diabetes, pneumopatia, doença neurológica e doenças renais.
Outros fatores identificados são imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática, informaram as autoridades sanitárias.
Fonte: G1