22 de outubro, 2024

Últimas:

Estado de espada de 3 mil anos desenterrada em cemitério na Alemanha surpreende

Anúncios

Em um antigo cemitério, na pequena cidade de Nordlingen, na Alemanha, arqueólogos encontraram uma espada extremamente rara da Idade do Bronze. A arma que, segundo os pesquisadores, tem cerca de três mil anos de idade, está em quase perfeito estado de conservação, preservando detalhes da estrutura e até o brilho da lâmina.

A relíquia foi encontrada em um túmulo com ossadas de três pessoas (Foto: Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera / Divulgação)

As condições impressionantes da espada chocaram os especialistas, que ainda não sabem afirmar onde a peça foi confeccionada. A relíquia foi encontrada, na semana passada, em um túmulo com ossadas de três pessoas. Dentre elas, um homem, uma mulher e um adolescente.

Anúncios

— A espada e o enterro ainda precisam ser examinados para que nossos arqueólogos classifiquem ainda mais esta descoberta — disse Mathias Pfeil, chefe do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera. — Mas já se pode dizer agora que a preservação é excepcional! Um achado como este é realmente raro — acrescentou.

Apesar dos 3 mil anos enterrada, os detalhes em zigue-zague, desenhados no punho da espada, ainda estão nítidos (Foto: Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera / Divulgação)

Apesar dos 3 mil anos enterrada, os detalhes do padrão em zigue-zague, desenhados no punho da espada, ainda estão nítidos, pontuados por tachas e rebites. Apesar da riqueza em detalhes, os especialistas acreditam que se trata de uma arma real, projetada para cortes precisos.

Anúncios

Na época, apenas alguns locais na Europa comercializavam esse tipo de espada, incluindo o Sul e Norte da Alemanha e a Dinamarca.

Arqueólogos encontram uma espada da Idade do Bronze em cemitério na Alemanha (Foto: Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera / Divulgação)

A Cultura dos Campos de Urnas

Segundo os arqueólogos, as espadas da cidade de Nordlingen frequentemente pertenciam à cultura chamada de Campos de Urnas. Marca da Idade do Bronze, na Europa Central, entre os anos 1300 a.C. e 750 a.C., o nome vem do costume de cremar os mortos e de colocar suas cinzas nas urnas, que eram enterradas nos campos.

Relíquias no Reino Unido

A descoberta da espada alemã ocorreu alguns meses após o surgimento de um sapato infantil, de cerca de 3 mil anos, no leito de um rio no norte de Kent, no Reino Unido. O raro sapato de couro de 15 cm, proveniente da Idade do Bronze, é considerado o mais antigo já encontrado no país.

A Idade do Bronze

A Idade do Bronze na Grã-Bretanha começou por volta de 2.500 aC e durou quase 1.500 anos. Foi uma época de grande avanço no uso de bronze na produção de armamentos, armaduras, ferramentas e potes, trazidos da Europa continental.

A abundância de estanho e cobre, que compõem respectivamente 10% e 90% do bronze, levaram ao aumento no uso do material. Creta, na Grécia, é considerada pelos historiadores como um centro de expansão do comércio de bronze na Europa.

A produção têxtil também apresentou avanços na época, levando a população a vestir saias, túnicas e capas. Este período foi seguido pela Idade do Ferro, que começou por volta de 650 aC e terminou em 43 dC.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Com a expansão da política de trânsito sem visto por 144 horas, a província de Yunnan abriu ainda mais...

Categorias