Anúncios
Projeto foi uma das bandeiras de campanha do deputado estadual Fernando Cury, que tem se articulado junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
No início da tarde desta terça-feira, 19, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, autorizou a liberação de R$ 300 mil para que seja elaborado um estudo de viabilidade econômica, financeira e operacional para a possível criação de um Arranjo Produtivo Local (APL), no setor moveleiro, em Botucatu. A proposta de criação de um “Polo Moveleiro” para beneficiar o Município e também a região foi uma das bandeiras apresentadas pelo deputado estadual Fernando Cury durante a campanha que o elegeu, em 2014.
Anúncios
Os APLs são um dos principais programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e consistem em concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com outras entidades públicas e privadas. As empresas localizadas em APLs produzem diversos tipos de produtos em municípios que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como no ramo de calçados (Franca, Birigui e Jaú), aeroespacial (São José dos Campos), por exemplo. Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.
Na região de Botucatu, em um raio de 100 quilômetros, há quatro indústrias que têm como matéria-prima principal a madeira e há uma grande quantidade de florestas sustentáveis. Caso Botucatu se transforme em um “Polo Moveleiro”, muitas outras empresas que compõem essa cadeia produtiva seriam atraídas para o município, gerando emprego, renda e desenvolvimento para nossa população. “Além disso, o Polo Moveleiro vai beneficiar os pequenos e médios produtores rurais que terão novas oportunidades de negócio e crescimento. Trará também uma inovação para o setor agrícola que é a exploração de madeira nobre via manejo sustentável, em área de reserva permanente. Com esses processos devidamente organizados, teríamos também muitos benefícios para a Agricultura Familiar”, pondera o parlamentar.
Anúncios
Esse importante passo só foi possível graças a uma união de forças que envolveu, além de Fernando Cury, o prefeito de Botucatu, João Cury, e ainda outras lideranças. “Essa primeira conquista contou com muita vontade de tirar a ideia do papel e dar esse importante primeiro passo! Tivemos a felicidade de contar com uma integração de representantes de diferentes partidos: o PSDB do prefeito João Cury, o PPS, sigla que represento, e PSB, na pessoa do nosso assessor Carlos Malagutte”, observa o deputado.
Na opinião de Fernando Cury, o Polo Moveleiro será um divisor de águas para Botucatu. “Tem tudo para ser mais uma importante e produtiva alternativa para enfrentar o atual momento de crise que o Brasil atravessa. Estou muito feliz em fazer parte desse processo!”, salienta.
Fonte: Assessoria de Imprensa