26 de dezembro, 2024

Últimas:

Estado autoriza recurso para estudo de viabilidade sobre criação de Polo Moveleiro em Botucatu

Anúncios

Projeto foi uma das bandeiras de campanha do deputado estadual Fernando Cury, que tem se articulado junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

No início da tarde desta terça-feira, 19, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, autorizou a liberação de R$ 300 mil para que seja elaborado um estudo de viabilidade econômica, financeira e operacional para a possível criação de um Arranjo Produtivo Local (APL), no setor moveleiro, em Botucatu. A proposta de criação de um “Polo Moveleiro” para beneficiar o Município e também a região foi uma das bandeiras apresentadas pelo deputado estadual Fernando Cury durante a campanha que o elegeu, em 2014.

Anúncios

Os APLs são um dos principais programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e consistem em concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com outras entidades públicas e privadas. As empresas localizadas em APLs produzem diversos tipos de produtos em municípios que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como no ramo de calçados (Franca, Birigui e Jaú), aeroespacial (São José dos Campos), por exemplo. Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

Na região de Botucatu, em um raio de 100 quilômetros, há quatro indústrias que têm como matéria-prima principal a madeira e há uma grande quantidade de florestas sustentáveis. Caso Botucatu se transforme em um “Polo Moveleiro”, muitas outras empresas que compõem essa cadeia produtiva seriam atraídas para o município, gerando emprego, renda e desenvolvimento para nossa população. “Além disso, o Polo Moveleiro vai beneficiar os pequenos e médios produtores rurais que terão novas oportunidades de negócio e crescimento. Trará também uma inovação para o setor agrícola que é a exploração de madeira nobre via manejo sustentável, em área de reserva permanente. Com esses processos devidamente organizados, teríamos também muitos benefícios para a Agricultura Familiar”, pondera o parlamentar.

Anúncios

Esse importante passo só foi possível graças a uma união de forças que envolveu, além de Fernando Cury, o prefeito de Botucatu, João Cury, e ainda outras lideranças. “Essa primeira conquista contou com muita vontade de tirar a ideia do papel e dar esse importante primeiro passo! Tivemos a felicidade de contar com uma integração de representantes de diferentes partidos: o PSDB do prefeito João Cury, o PPS, sigla que represento, e PSB, na pessoa do nosso assessor Carlos Malagutte”, observa o deputado.

Na opinião de Fernando Cury, o Polo Moveleiro será um divisor de águas para Botucatu. “Tem tudo para ser mais uma importante e produtiva alternativa para enfrentar o atual momento de crise que o Brasil atravessa. Estou muito feliz em fazer parte desse processo!”, salienta.

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Talvez te interesse

Últimas

Com atuação internacional no mercado de luxo, a maquiadora Dayane Sena, de Feira de Santana, Bahia, criou linha de marca...

Categorias