05 de julho, 2025

Últimas:

Estádios brasileiros que desapareceram

Anúncios

Quem conhece o panorama esportivo e de entretenimento do Brasil, sabe que o futebol junta muitas atenções no país – sendo talvez a modalidade mais famosa. São muitos times por todo país, o que também significa vários estádios. Mas alguns ficaram ao abandono ou simplesmente desapareceram.

A paixão do futebol

O Brasil é um país que vive muito o futebol. Muitos dos melhores atletas da história e da atualidade são brasileiros, conhecidos em todos cantos do mundo – quem não conhece o nome do «rei» Pelé, ou na atualidade de Vinícius Júnior? E todo fã de futebol já ouviu falar do Santos ou do Corinthians, do Maracanã ou do Morumbi. O esporte é rei no Brasil, e todos fãs podem acompanhar ainda com mais emoção seus times adivinhando o resultado. Para isso, baixe o aplicativo Betano, que dá acesso a uma plataforma fiável e completa.

Anúncios

Os estádios deste artigo foram demolidos ou estão desativados, mas seja qual for seu fim, nada apaga a tradição e a aura que tiveram no passado – proporcionando jogos emocionantes ao longo de décadas, que ficarão marcados nos torcedores dos times.

Estádios icônicos desativados… ou demolidos

Começamos com um caso recente: o Estádio Palestra Itália, em São Paulo. Foi construído em 1933, mas suas raízes datam de 1902 quando foi construído o campo. Casa do Palmeiras, teve duas remodelações grandes e recebeu grandes jogos, mas a infraestrutura limitava as chances de se tornar realmente moderno para as necessidades do futebol atual. Foi desativado em 2010 após a conclusão do Allianz Parque.

Anúncios

Outro caso lendário é o Estádio Olímpico Monumental em Porto Alegre. A casa do Grêmio ainda não foi demolida depois da construção da Arena do Grêmio, mas leva mais de uma década desativado e as condições se deterioram cada vez mais. A última partida foi em 17 de fevereiro de 2013, e desde então está fechado. Os planos passam pela demolição, e enquanto não acontece o estádio se degrada sendo um fantasma dos momentos de glória e emoção outrora lá vividos.

Não tão célebre, o Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado também não resistiu aos tempos, e foi demolido em 2011 para dar lugar à Arena das Dunas. O «Machadão», como era conhecido, até foi remodelado em 2006 e 2007, mas nem a sua capacidade de 50 mil lugares foi suficiente para resistir. O ABC e o América eram os times que atuavam.

O Estádio dos Eucalpitos, em Porto Alegre, foi uma das sedes da Copa do Mundo de 1958. No entanto, não chegou à Copa de 2014: Foi demolido em 2012 para dar lugar a um empreendimento imobiliário, desaparecendo do mapa um ícone do Sport Clubee Internacional – que atualmente manda seus jogos no moderno Beira-Rio.

No Rio de Janeiro, encontrávamos o Estádio de General Severiano. Pertença do Botafogo, foi inaugurado em 1913 e reformado em 1938, mas acabou fechado e demolido no final dos anos 1970 – depois de o clube perder a posse do terreno. No entanto, na década de 1990 o Botafogo readquiriu o terreno e, no local do antigo estádio, nasceu o Centro de Treinamentos João Saldanha em 2003.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias