28 março, 2024

Últimas:

Tendências no marketing é tema de podcast

Tendências no marketing é tema de podcast

Eduardo Picarelli, Diretor Sênior de Negócios da Heineken, vai falar sobre “Como lançar tendências e ser uma marca sexy”, no podcast voltado para o trade da comunicação digital, o Bring Me Data, da Macfor.  Com passagem por  corporações como o Banco Itaú, Picarelli contará sobre sua transição profissional da área de Vendas para o Marketing e abordará diversas campanhas, destacando temas como a criatividade e a inovação como aspectos centrais. 

Além disso, o profissional revelará sua filosofia de liderança, enfatizando a importância da estrutura organizacional alinhada à estratégia e como a diversidade de pensamento e background em equipe contribui para a inovação e sucesso. Segundo ele, um líder hoje precisa ter dois fundamentos básicos quando fala em liderança para montar o time. “Em primeiro lugar, é fundamental pensar em uma estrutura que entrega sua estratégia; se você tem ambição de vender mais, é preciso contar com vendedores de alta performance na equipe, por exemplo”. Ainda, segundo o profissional, o outro fundamento é a diversidade. “Eu gosto muito de contar com um time diverso, com jornalistas, profissionais de comunicação, analistas de dados, dentre outros, com diferentes perfis e pensamentos que, ao divergir e convergir nas decisões, acabam trazendo mais criatividade e inovação disruptiva para as soluções”, explica.

Picarelli propõe ainda, três pilares fundamentais para o marketing nas organizações: a consistência da marca e sua comunicação, o DNA da marca e sua personalidade e a qualidade do produto. De acordo com Eduardo, a Heineken mantém seu processo de produção há mais de 150 anos, com a mesma receita no mundo inteiro, priorizando qualidade do produto em uma cerveja com puro malte. “E quando entramos no Brasil, o país vivia um momento em que o mercado estava se gourmetizando, mas ainda de forma incipiente e não existia uma marca com maior valor agregado”, completa. 

Para o convidado do programa, a Heineken chegou na hora certa e acabou ajudando a construir este nicho premium que praticamente não existia. Além disso, a marca ressignificou o marketing neste mercado. “A gente tem o “antes e depois” da Heineken, onde a tradicional comunicação pasteurizada deu lugar à campanhas mais criativas e disruptivas, que agregam mais personalidade e valor ao produto e possibilitam o acesso a um consumidor diferenciado e mais exigente”, explica. 

Recentemente, a marca investiu alguns milhões para construir fábricas exclusivas, que seguem o processo específico da cerveja, com barris deitados, que aumenta o tempo de confecção, mas garante alta qualidade e o sabor característico dela. Eduardo ainda deu uma dica para os marketeiros que estão vindo: “garanta que seu produto é bom da boca para dentro, ou seja, que ele cumpra sua função e gere uma excelente experiência para seu cliente. Com isso, fica 200% mais fácil envelopar e vender seu produto.”

Com relação às tendências para o mercado cervejeiro no Brasil, o especialista acredita na personalização das experiências promovidas pelas marcas no consumo e durante o processo de compra. “Quando a gente traz para o mercado das bebidas, percebemos uma tendência das pessoas em querer experimentar coisas diferentes, mas também em produtos que atendam diversos lifestyles e necessidades específicas como cervejas sem glúten e sem álcool, que dobrou o consumo nos últimos anos. As empresas de bebidas vão precisar estar atentas e preparadas para entregar estes ways de diferenciação também durante a jornada de compra da bebida, seja em pontos de venda físicos, digitais e delivery”, finaliza o Diretor de Negócios da Heineken Brasil.

Quem quiser conferir outros detalhes da entrevista, basta clicar em Bring Me Data, e escutar pelo YouTube, Amazon, Spotify e Apple. Lançado em 2022, pela agência de marketing digital Macfor, o podcast  foi criado para explorar temas que permeiam o universo do marketing e da comunicação online, como gestão de dados, inovação, novas tecnologias, tendências e muito mais. Em um descontraído bate-papo, Fabrício Macias, co-CEO da agência Macfor, entrevista sempre um profissional de sucesso para conversar sobre os desafios, as oportunidades e as tendências na área, além de tirar dúvidas e apresentar insights valiosos sobre a utilização da tecnologia e da criatividade nos negócios. “Sempre trazemos profissionais de grande relevância e com vasta experiência no ambiente digital para compartilhar conosco a história de sua jornada, sua experiência, dores e vitórias. Está  imperdível!”, comenta Fabrício. Os interessados podem conferir o episódio do podcast “, diz Macias.

 

Últimas

Mulheres e dinheiro: desigualdades também são financeiras

Mulheres e dinheiro: desigualdades também são financeiras

28/03/2024

Pesquisas mostram que discriminação no mercado de trabalho reflete na autonomia das mulheres. Filantropia feminista também...

Categorias