Bauruense está atrás “apenas” de Messi na disputa da Chuteira de Ouro na Europa; assista aos gols

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Neymar? Firmino? Gabriel Jesus? Quem é o brasileiro que está entre os principais artilheiros da temporada na Europa? Se você não mora na Estônia, dificilmente vai saber a resposta e conhecer o bauruense Liliu.

Mas, com 31 gols marcados na temporada europeia, Ellinton Antonio Costa, de 28 anos, natural de Bauru, é o segundo colocado disputa pela Chuteira de Ouro, atrás “apenas” de Lionel Messi, do Barcelona-ESP.

Atuando pelo Nömme Kalju, da Estônia, o bauruense, que morou muitos anos em São Carlos, vive o seu melhor momento na carreira e está na frente, na disputa da Chuteira de Ouro, de grandes nomes do futebol mundial, como o português Cristiano Ronaldo, da Juventus-ITA, que ocupa a 7ª colocação, empatado com o inglês Harry Kanne, do Tottenham, que somam 28 pontos (14 gols cada).

E o bauruense Liliu só foi ultrapassado por Messi no último final de semana, quando o argentino do Barcelona marcou um dos gols da vitória do seu time por 2 a 1 sobre o Getafe. Esse foi o 16 gol de Messi, que soma agora 32 pontos.

A premiação da Chuteira de Ouro define o nível de dificuldade das ligas e multiplica pelo número de gols para chegar à pontuação do jogador. O campeonato da Estônia, onde atua o Liliu, tem peso 1, então o jogador com 31 gols está com os mesmos 31 pontos. Ligas como a inglesa, francesa e espanhola tem peso 2, enquanto as ligas medianas – como a portuguesa, turca e russa – têm peso 1,5.

O bauruense não conseguirá passar Lionel Messi na disputa, porque a competição da Estônia terminou em dezembro, mas Liliu, camisa 11, tem motivos de sobra para comemorar, ele foi o artilheiro do campeonato (Premium Liiga) e seu time, o Nömme Kalju, conquistou o título nacional. O Kalju não levantava o troféu mais importante do País desde 2012.

Revelado pelo Desporto Brasil-SP, o atacante de Bauru logo foi jogar no clube Westerlo, da Bélgica, passando por times dos Emirados Árabes, Chipre e Israel. Atualmente, na Estônia, ele espera que a quantidade de gols o ajude a jogar em campeonatos maiores. “Espero poder dar um salto para uma liga mais competitiva, de mais expressão, e continuar fazendo o mesmo número de gols, se Deus quiser. Isso só alavanca a carreira do jogador”, disse Liliu.

 

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 32 pontos (16 gols)

2º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 31 pontos (31 gols)

3º – Mbaye Diagne (SEN, Kasimpasa) – 30 pontos (20 gols)

Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 30 pontos (30 gols)

Paulinho (BRA, BK Häcken) – 30 pontos (20 gols)

6º – Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 29 pontos (29 gols)

7º – Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 28 pontos (14 gols)

Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Arsenal) – 28 pontos (14 gols)

Harry Kane (ING, Tottenham) – 28 pontos (14 gols)

10º – Nikolay Komlichenko (RUS, Mladá Boleslav) – 27 pontos (18 gols)

Robert Skov (DIN, Copenhague) – 27 pontos (18 gols)

Linus Hallenius (SUE, Sundsvall) – 27 pontos (18 gols)

Roman Debelko (UCR, Levadia) – 27 pontos (27 gols)

 

Assista abaixo alguns lances de Liliu na Estônia:

 

Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes