18 abril, 2024

Últimas:

Alta de vistos mostra novo perfil de imigrantes nos EUA

Alta de vistos mostra novo perfil de imigrantes nos EUA

O número de vistos baseados em trabalho concedidos a profissionais brasileiros com habilidades extraordinárias aumentou consideravelmente desde 2022, conforme registrou o Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA (USCIS). Os dados mostram que o novo perfil de imigração brasileira no país é de profissionais qualificados e bem-sucedidos na carreira. 

Médicos, tatuadores, pilotos de avião, policiais civis, engenheiros e executivos de marketing são alguns dos profissionais que decidem deixar o Brasil para investir na carreira e começar uma nova vida em solo americano. 

Para se ter uma ideia, a quantidade de emissão de vistos EB-2 (Employment Based) aumentou mais de 800% desde 2017. Naquele ano, foram concedidos 212 vistos, enquanto em 2023 foram emitidos 1.988 vistos do tipo EB-2.

Os advogados Bruno Lossio e Henrique Scliar, da Premium Global Mobility Partner, explicam que essa alta se deve a diversos fatores, como desenvolvimento da carreira e a busca por mais qualidade de vida, por exemplo. “Quando o brasileiro se depara com a possibilidade de ter uma vida mais segura e com mais oportunidades de crescimento nos Estados Unidos, ele vê a vantagem de investir na imigração”, diz Bruno. 

Como funciona o visto EB-2

O EB-2 é um tipo de visto voltado para profissionais com formação acadêmica avançada e carreira consolidada nas áreas de negócios, ciências ou artes. “Quem atua nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que integram a famosa sigla STEM, recebe estímulos do governo americano por estarem diretamente ligadas ao crescimento econômico do país”, orienta Henrique. 

Além disso, o visto contempla empresários que têm seu próprio negócio. “Esses empreendedores, além de imigrar, têm o desejo de desenvolver a sua empresa nos Estados Unidos, devido ao mercado favorável e aquecido, com legislação madura e relações jurídicas mais sólidas”, salienta Henrique.

Para ser elegível ao visto EB-2, o advogado Bruno explica que é preciso se encaixar em uma das seguintes opções:

  1. Advanced Degree: Possuir diploma de grau avançado e cinco anos consecutivos de experiência na área de formação
  2. Exceptional Ability: Ter, no mínimo, 10 anos de experiência na profissão e ser especialista no campo de atuação.

Outra opção para quem deseja imigrar com base na experiência profissional é o visto EB-1. “Esta categoria é ideal para pessoas com habilidades extraordinárias, mas isso não significa que é preciso ser um ganhador de um prêmio Nobel ou ter uma medalha olímpica. Profissionais de destaque em suas áreas, como gerentes e executivos de multinacionais, por exemplo, são elegíveis ao EB-1”, exemplifica Bruno, que, além de imigrante, tem experiência em Direito Internacional.

Com sede em Salt Lake City, Utah, e escritório no Texas, na Flórida e no Rio de Janeiro, a Premium Global Mobility Partner é um escritório de advocacia migratório. A empresa foi fundada pelos sócios Bruno Lossio e Henrique Scliar, ambos advogados brasileiros com mais de 10 anos de experiência em imigracao para os Estados Unidos. 

A empresa oferece serviços jurídicos para processos migratórios com base em carreira, emprego e investimentos, além de imigracao de negócios e naturalização. A assessoria de vistos como EB-2 NIW, EB-1 e O-1 estão entre os principais serviços que compõem escopo da Premium.

Últimas

Botucatu: Shopping Amando faz entrega de TV 70 polegadas para ganhador de sorteio

18/04/2024

O Shopping Amando, localizado em Botucatu, fez na terça-feira (16) a entrega de uma de uma...

Categorias