Anúncios
Uma espiral azul e brilhante foi vista no céu do Havaí após registro do telescópio japonês Subaru, no último dia 18. Apesar de curioso, o fenômeno tem uma explicação: está relacionado ao lançamento de um satélite pela SpaceX, companhia do bilionário Elon Musk.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/M/W/IP9mPxQrexoZ4MHutVYw/espiral.jpg?quality=70&f=auto)
A equipe do telescópio gravou a movimentação da espiral em velocidade reduzida. Assim, é possível ver com clareza a espiral se formando no céu.
Anúncios
“No começo, era apenas um ponto no espaço. Depois, produziu uma imagem que lembrava um arco. A imagem foi se tornando maior, e daí se transformou em uma espiral”, descreveu a equipe do Subaru.
On Jan 18, 2023 (HST), the Subaru-Asahi Star Camera captured a mysterious flying spiral over Maunakea, Hawai`i. The spiral seems to be related to the SpaceX company’s launch of a new satellite.
— Subaru Telescope Eng (@SubaruTel_Eng) January 19, 2023
Watch the video:https://t.co/851Gz7VojV#SubaruTelescope pic.twitter.com/Np58fxpX9e
De acordo com especialistas, a espiral é o combustível do foguete Falcon 9, usado no lançamento. O combustível é expelido quando a parte superior se desprende da nave, para, após, cair no mar.
Anúncios
Nesse processo, ele congela e se cristaliza, formando a espiral, que ganha cor e brilho ao ser iluminada pelo Sol.
Assista ao vídeo:

Fonte: G1