Anúncios
Especialistas em resgate ucranianos, mais acostumados a emergências em zonas de guerra, levaram suas habilidades à devastação causada por um enorme terremoto na Turquia, buscando sobreviventes em prédios desabados, erguendo tendas e oferecendo primeiros socorros.
“Há uma guerra em nosso país, mas nós entendemos que temos que ajudar, e essa ajuda é mútua. Não há outra maneira de fazer isso”, disse Oleksandr Khorunzhyi, porta-voz do Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia.
Anúncios
Kiev enviou 88 pessoas à Turquia para ajudar com o desastre que matou 19.000 pessoas no sul da Turquia e noroeste da Síria. As equipes são compostas por especialistas em operação de busca e resgate, médicos, treinadores de cachorros e bombeiros.
“Este trabalho é constante, temos pessoas preparadas para participar dessas operações”, disse Khorunzhyi.
Anúncios
A equipe ucraniana construiu tendas perto da cidade turca de Antakya, perto da fronteira síria, para oferecer abrigo de emergência e colocar geradores para os que foram retirados de suas casas pelo terremoto.
Eles se juntaram a equipes de resgate da Turquia e do restante do mundo, incluindo da Rússia, que invadiu a Ucrânia um ano atrás, destruindo cidades no leste e no sul daquele país, onde as lutas continuam. Moscou diz que o conflito é contra uma ameaça à segurança russa. Kiev e o Ocidente o chamam de uma tentativa não provocada de tomar territórios.
Fonte: Yahoo!