05 de julho, 2025

Últimas:

Especial Botucatu 165 anos: Parque Municipal: preservação e contato com a natureza dentro da cidade

Anúncios

Estar em contato direto com a natureza a poucos minutos do Centro de Botucatu. É assim que pode ser definida a experiência em um cantinho encravado no Jardim Paraíso, o Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”. Um espaço que, em poucos anos mudou completamente a forma do botucatuense entrar em contato com o Meio Ambiente.

Anúncios

Até a década de 1980, o espaço não tinha a relevância ecológica e turística atual, tendo o nome popular de “Lago do Barrinho”. Servia, à época, como depósito para lixo domiciliar, em um período cuja região do Jardim Paraíso ainda se desenvolvia. Os moradores do entorno se incomodavam com a situação, posteriormente organizando a estruturação do espaço e o tornando em um parque informal. Em outubro de 1996, a área de 10 hectares foi oficialmente denominada como parque municipal pelo então prefeito Antônio Jamil Cury.

Por anos, o parque teve como dinâmica ser um refúgio para quem aprecia o contato direto com a natureza, além de uma área de intensa preservação. A partir de 2016, o espaço conta com maior atratividade para os visitantes. Após investimentos do Poder Público, os usuários têm à disposição conexão sem fio com a internet, bebedouros, além da ornamentação do lago, com a soltura de centenas de peixes. Também foi recuperado o calçamento do entorno, juntamente com o reforço na iluminação pública, o que garante mais segurança aos visitantes.

Anúncios

O maior destaque é a nova portaria, construída na Rua José Barbosa de Barros, além de um centro receptivo com auditório, apto para receber eventos, cursos e exposições com temáticas voltadas à educação ambiental. A mata nativa preservada é de transição entre cerrado e mata atlântica.

Entre os atrativos do parque estão trilhas na mata original, além de amplo espaço para lazer com quiosques e área verde. Há parquinho para crianças e áreas de descansos com bancos de madeira. Um deck com guarda-corpo permite a apreciação do lago existente na área, derivado de nascentes de água na região.

Para quem aprecia o canto e observar pássaros, o Parque é uma das melhores opções para esta atividade. É frequente a realização de eventos para a observação da fauna existente.

Em novo momento e com atrações que agradam a todas as idades, o parque municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros” certamente é um roteiro de visita para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Onde Fica: Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros

Rua Dr. José Barbosa de Barros, s/nº – Jardim Paraíso

Contato: (14) 3882 1290

Horário de Funcionamento: de terça a Domingo, das 9 às 18 horas

Entrada gratuita.

Por Flávio Fogueral *Matéria publicada originalmente na edição 37 da Destaque Botucatu

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias