17 de novembro, 2024

Últimas:

Especial Botucatu 165 anos: Catedral Metropolitana de Sant’Ana e a imersão pela fé e arte

Anúncios

Catedral Metropolitana de Sant’Ana e a imersão pela fé e arte

em BotucatuGeral 13 de abril de 2020

A história da atual Catedral está ligada diretamente com a elevação de Botucatu como Arquidiocese

por Flávio Fogueral*

Anúncios

Bem no “coração” de Botucatu está um dos principais símbolos da Cidade. A Catedral Metropolitana de Sant’Ana é um marco turístico (sendo o local mais fotografado) e histórico do município, que representa a importância do município para a Igreja Católica.

Considerada a principal edificação do chamado Centro Histórico, a Catedral Metropolitana possui características únicas como sua arquitetura em estilo gótico, com a assinatura do engenheiro Cav. J. Sachetti, tendo como inspiração da Catedral da Sé, em São Paulo. Também é uma das igrejas que tem vasto repertório de arte sacra.

Anúncios

A história da atual Catedral está ligada diretamente com a elevação de Botucatu como Arquidiocese. Em 8 de dezembro de 1927, dom Carlos Duarte Costa lançou a pedra fundamental para a construção da nova edificação. Houve a presença do então presidente do Estado (equivalente ao cargo de governador), Júlio Prestes. Foram anos de intensos trabalhos e mobilização da comunidade para a concepção da igreja magna de Botucatu. Ainda durante a edificação, alguns fatos foram significativos: em 1937 a cripta (onde os bispos e arcebispos estão sepultados), estava conclusa sendo que em setembro daquele ano, os restos mortais de Dom Lúcio Antunes de Souza foram transferidos para o local. Sua inauguração ocorre oficialmente em 8 de dezembro de 1943.

Na década de 1960 a igreja recebeu uma grande revitalização e reforma, com mudanças significativas. Por determinação do então arcebispo, Dom Henrique Golland Trindade foram derrubados todos os altares de mármore, bem como de quase todas as imagens, inclusive a grande imagem de Sant’Ana do altar central. Essa imagem foi colocada na Praça ao lado da Catedral em um pedestal. A obra sofreu com ações de vândalos, voltando a compor o cenário em 2013 após a revitalização daquele espaço público.

A Catedral recebeu incrementos artísticos que ao longo dos anos enriqueceram o patrimônio religioso e cultural, como os vitrais que reproduzem os quadros de madonas, amplamente adaptados ao ambiente brasileiro. Tais vitrais são uma atração única para contemplação e reflexão de fé. Outra atração que está disponível ao visitante é a capela do Santíssimo que, no interior da basílica, oferece um espaço de paz e reflexão.

mudanças ao longo dos anos, hoje é possível contemplar uma grande imagem de Jesus Crucificado talhada em madeira nobre, além de um trono para Nossa Senhora Aparecida.

A Catedral Metropolitana está aberta à visitação diariamente em horário comercial. Para quem preferir acompanhar as missas, as celebrações ocorrem de segunda a sexta-feira, às 7 e 18h30; sábado às 16 e 19h30 e aos domingos (7h30, 10 e 19 horas).

Por Flávio Fogueral *Matéria publicada originalmente na edição 39 da Destaque Botucatu. 

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Matheus Nunes Craveiro, 22 anos, foi localizado neste sábado (16) por familiares, em Botucatu. Ele estava desorientado, em situação...

Categorias