15 de novembro, 2024

Últimas:

Espanha: quase metade das vítimas das enchentes de Valência tinha mais de 70 anos

Anúncios

As catastróficas inundações que atingiram a região de Valência, na Espanha, no final de outubro, resultaram na morte de 224 pessoas, sendo 216 apenas em Valência, reporta o The Guardian. Quase metade das vítimas (104) tinha mais de 70 anos, com 15 delas acima de 90 anos. O desastre climático, causado por chuvas torrenciais que trouxeram o equivalente a um ano de precipitação em poucas horas, também causou a morte de 9 crianças.

Entre os mortos, 26 eram estrangeiros, de 11 nacionalidades diferentes, incluindo dois britânicos. Os municípios mais afetados foram Paiporta, com 45 mortes, e Catarroja, com 25. A cidade de Valência registrou 16 mortes, enquanto outras áreas, como Alfafar e Massanassa, também tiveram vítimas fatais.

Anúncios

Moradores de Utiel relataram que a maioria das vítimas eram idosos ou pessoas com dificuldades de mobilidade, que se afogaram em suas casas. O desastre gerou indignação pública, especialmente após a gestão do governo regional ser criticada.

O presidente da região, Carlos Mazón, está sob pressão após uma série de falhas, incluindo a demora em enviar alertas de emergência. Ele tentou culpar o governo central e as forças armadas, e deverá prestar contas à assembleia regional na próxima sexta-feira.

Anúncios

Idosos também na mira do calor

As mudanças climáticas tendem a afetar com mais força grupos de faixas etárias mais vulneráveis, como idosos e crianças. E não são apenas enchentes que ameaçam a saúde e integridade física das pessoas.

Segundo um estudo global da revista científica The Lancet, a emergência climática deverá causar um aumento de 4,7 vezes nas mortes relacionadas com o calor até meados do século se os governos nada fizerem em relação ao aquecimento global.

A exposição ao calor extremo afeta diretamente a saúde, exacerbando condições problemáticas como doenças cardiovasculares e respiratórias, e causando insolação, complicações na gravidez, piora dos padrões de sono e da saúde mental, além do aumento da mortalidade relacionada a lesões.

De acordo com a pesquisa, as mortes relacionadas com o calor entre os idosos poderão aumentar em 370% até meados do século se o clima aquecer 2 graus Celsius.

Fonte: Um Só Planeta – Foto: Pexels

Talvez te interesse

Últimas

As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais eficiente e com maior flexibilidade,...

Categorias