Anúncios
O Parlamento espanhol proibiu, nesta quinta-feira (27/04), a realização de eventos “cômicos” de “anões toureiros” e todos aqueles considerados degradantes para pessoas portadoras de deficiência. A decisão foi comemorada por grupos que defendem os direitos humanos.
“Ficam proibidos os espetáculos ou atividades recreativas com o uso de pessoas portadoras de deficiência ou esta circunstância para provocar no público ridicularização, escárnio ou zombaria”, aponta a lei.
Anúncios
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a prática é popular no país e prevê que os anões estejam fantasiados como bombeiros ou palhaços, por exemplo, para perseguir os touros sem matá-los.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/8/C/pxPlJESBqqchFq8piRYA/whatsapp-image-2023-04-27-at-14.53.23.jpeg)
A lei aprovada alinha a Espanha com as diretivas da União Europeia sobre a discriminação contra pessoas com deficiência. “Superamos a Espanha do passado”, celebra Jesús Martín, diretor-geral do Conselho Real de Deficiência do país.
Anúncios
“Pessoas com nanismo foram alvo de zombaria em praças públicas de nosso país, passando a ideia de que não há problema em rir da diferença, para tantas meninas e meninos que vão acompanhados de adultos para ver essas vergonhosas apresentações”, afirmou.
Fonte: Extra