16 de novembro, 2024

Últimas:

Espanha nomeia embaixador na Venezuela após 2 anos sem representante

Anúncios

O governo da Espanha indicou, nesta terça-feira (27), um embaixador na Venezuela, após dois anos sem representante diplomático deste nível devido a tensões nas relações bilaterais com o governo de Nicolás Maduro.

“Designa-se embaixador da Espanha na República Bolivariana da Venezuela D. Ramón Santos Martínez”, anunciou o governo do socialista Pedro Sánchez em comunicado ao término do Conselho de Ministros.

Anúncios

Madri, que não reconhecia a legitimidade do governo Maduro, decidiu encerrar, no fim de 2020, os trabalhos de seu embaixador em Caracas na época, Jesús Silva, sem indicar um sucessor.

O governo venezuelano, por sua vez, acusou Silva de facilitar o exílio na Espanha do opositor político Leopoldo López.

Anúncios

O novo embaixador nomeado hoje, Ramón Santos Martínez, exercia a função de encarregado de negócios na Venezuela desde novembro de 2021, a mais alta representação diplomática no país desde a vacância do cargo de embaixador.

Santos Martínez também foi embaixador da Espanha no Panamá (2015 – 2019) e na Bolívia (2008 – 2012), e ocupou cargos nas embaixadas de Washington (EUA), Bruxelas (Bélgica/UE) e Quito (Equador).

A ex-embaixadora da União Europeia (UE) na Venezuela, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, deixou o país em março de 2021 após ser declarada “persona non grata” por Caracas.

A UE não reconhece a legitimidade do presidente Nicolás Maduro, nem os resultados das eleições legislativas de dezembro de 2020.

No caso da Espanha, a retomada das negociações entre o governo e a oposição da Venezuela, sob os auspícios do México e da Colômbia, foi comemorada como um “passo muito importante” rumo à reconciliação e resultou na indicação de um embaixador.

“O governo da Espanha comemora a retomada do processo de negociação, no México, entre o governo e a oposição venezuelana”, reagiu, em nota, o ministério de Assuntos Exteriores.

Desta forma, “dá-se um passo muito importante na reconciliação do país”, acrescentou a pasta, que pôs sua “capacidade de interlocução a serviço das partes” para ajudar a “criar as condições necessárias para que as negociações sejam bem sucedidas”.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Justiça da argentina ordenou a prisão de 61 brasileiros que estão sendo investigados pelos atos golpistas ocorridos na...

Categorias