Anúncios
Bua Noi é a última gorila em cativeiro da Tailândia. Já são mais de 30 anos sem liberdade, mantida num cercado de um pequeno zoológico em loja de departamentos no shopping center Pata, em Bangcoc. A gorila foi comprada antes de uma lei nacional contra o comércio de animais ameaçados de extinção.
Conhecida como “a gorila mais triste do mundo”, Bua Noi (que significa pequena lótus, em tailândes) nunca deixou o recinto em que é mantida, de 10 metros por 20 metros. Ela também nunca conviveu com outros gorilas.
Anúncios
Os esforços para libertar a gorila e fechar o zoológico do shopping aumentaram em 2015, quando a sua história ganhou o mundo e grupos de defesa dos direitos dos animais pediram a sua libertação. No entanto, toda tentativa ao longo dos anos para libertar a gorila solitária foi rejeitada.
Nos últimos meses, o Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia começou a negociar com a Pata a venda do animal, oferecendo por ele cerca de R$ 4,2 milhões. Uma campanha para arrecadar recursos foi lançada.
Anúncios
Porém, na semana passada, a Pata esfriou a última tentativa de libertar Bua Noi, afirmando que a gorila não está à venda, contou o “Bangkok Post”.
A direção da loja publicou nota afirmando que Bua Noi é velha demais para se adaptar a um novo ambiente depois de passar uma vida inteira no seu recinto.
Embora houvesse planos de transferi-la de volta para a Alemanha, onde ela nasceu, e colocá-la em santuário com outros gorilas, a direção do zoológico do shopping disse que não iria se separar do seu “animal querido” e argumentou que Bua Noi não é ‘uma prisioneira”.
Gorilas geralmente vivem cerca de 40 anos, então, tendo passado mais de 30 anos em um zoológico da Tailândia, não resta muito tempo para Bua Noi desfrutar de qualquer liberdade possível que possa ganhar.
Fonte: Extra