Anúncios
O Museu Metropolitano de Arte de Nova York, conhecido também como The Met, anunciou a venda da primeira escultura cubista de Pablo Picasso por cerca de US$ 30 milhões, em torno de R$ 152 milhões na cotação atual, para adquirir fundos e comprar novas artes futuramente.
A obra será leiloada na noite de vendas de arte do século XX da casa de leilões Christie’s em maio, na cidade de Nova York. Antes do evento, a escultura viajará para Hong Kong e Londres para exposições.
Anúncios
Criada em maio de 1909, a obra retrata a cabeça de bronze da musa de Picasso, Fernande Olivier. O item representa um momento crucial no desenvolvimento do Cubismo, movimento artístico que surgiu no século XX.
“Tête de femme (Fernande) é a escultura inicial definitiva do cubismo. Sua faceta arquitetônica revolucionária, que Picasso cortou e afiou depois de modelar em argila, sugere Vesalius tanto quanto Frank Gehry”, esclarece Max Carter, chefe do departamento de arte moderna e impressionista da Christie’s, em comunicado.
Anúncios
Segundo informação no site do The Met, a obra foi presenteada ao museu em 2013 por Leonard A. Lauder, bilionário, filantropo, colecionador de arte e herdeiro da fortuna da Estée Lauder Companies, empresa de cosméticos norte-americana.
Ao todo, existem por volta de 20 modelos de Tête de femme (Fernande) de Picasso. A maioria se encontra em instituições públicas, como o Musée National Picasso em Paris, a Galeria Nacional de Praga, o Instituto de Arte de Chicago e o Museu de Arte Moderna de Nova York.
Fonte: Yahoo!