29 março, 2024

Últimas:

Escorpiões picam sete pessoas da mesma família no interior de SP

Anúncios

A Vigilância Epidemiológica de Registro, no interior de São Paulo, está acompanhando de perto o surgimento de escorpiões venenosos nos bairros da cidade. Nos últimos meses, sete pessoas, de uma mesma família, acabaram sendo picadas pelos animais. Em apenas um ano, o número de casos subiu de 7 [2017] para 9 [2018], principalmente nos bairros Alay Correia e Jardim Valeri.

Apesar de não haver registro de morte por picada de escorpião no município, a chefe da Seção de Divisão Técnica da Vigilância Epidemiológica, Cintia Zilda, explica que nem sempre é necessário que o paciente receba o soro antiescorpiônico. “Os casos de maior gravidade envolvem crianças e idosos, pela fragilidade”, destaca.

Anúncios

A dona de casa Romilda Ramos mora na Rua Seiji Sumida, no Jardim Valeri, um dos locais observados pelos agentes por conta da grande concentração de escorpiões. Ela contou que sete pessoas da família, incluindo ela, já foram vítimas de picadas dos animais em apenas um ano. Os aracnídeos costumam aparecer no quintal de casa.

“Está acontecendo desde o ano passado. Meu marido, meu filho e o sobrinho dele já foram picados nos últimos meses. O sobrinho do meu marido, inclusive, foi na semana passada. Sem contar eu e outros dois parentes, que já fomos vítimas. Quando isso ocorre, temos que correr para o Pronto Socorro e procurar atendimento de urgência”, detalha Romilda.

Anúncios

Moradora guardou escorpião que picou familiares (Foto: Arquivo Pessoal)

O chefe da Seção de Endemias de Registro, Alan Mendes, garante que sempre que há uma notificação de picada por escorpião, agentes do setor vão até o local de origem para efetuar uma vistoria. Os profissionais colhem escorpiões e levam os animais para análise. O trabalho também é feito no entorno das casas em terrenos baldios, por exemplo.

“Posso garantir que essa situação está controlada. Não há surto na cidade. Temos casos registrados na Avenida Joaquim Marques Alves e na rua Seiji Sumida, nos bairros Alay Correia e Jardim Valeri. Essas são as regiões de maior frequência de escorpiões, por isso é importante que os moradores mantenham as casas limpas e livres de entulhos. Os escorpiões têm hábitos noturnos e se escondem em pequenas frestas”, alerta Alan.

Os escorpiões podem ser encontrados em áreas urbanas. Eles costumam ficar escondidos da luz em pedras, entulhos, lenha, materiais de construção, encanamentos, dentro de calçados e roupas, além do interior das casas.

Números

Dados do Ministério da Saúde apontam que as picadas de escorpião já são responsáveis por mais mortes no Brasil do que as picadas de cobra. Os números correspondem ao ano de 2017.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias