Anúncios
Em pouco menos de 10 meses, 218 pessoas foram picadas por escorpiões em Araraquara (SP), uma média de 22 pessoas por mês.
O número é 4,8% superior ao total de acidentes ocorridos em todo o ano de 2022, quando houve 208 vítimas do inseto. Não há ocorrência de morte.
Anúncios
Araraquara é de longe a cidade com mais picadas de escorpião entre as maiores da região. Na comparação com São Carlos, que registra até agora 29 picadas, teve 650% mais ocorrências, e com Rio Claro, com 98 acidentes, Araraquara teve 122% a mais.
O número alto é reflexo da expansão da cidade e do clima, segundo a gerente de Zoonoses, Gislaine Cristina das Neves.
Anúncios
“Os escorpiões vivem normalmente na rede de esgosto e na rede hidráulica encanamento e com o aumento da cidade está aumentando a quantidade de escorpiões e o calor também, eles acabam saindo dos encanamentos”, afirmou.
Vale ressaltar que os mais de 200 casos deste ano são de pessoas picadas. O número de escorpiões encontrados é muito superior, só no último mês foram mais de 400.
Os animais capturados vivos são recolhidos ao Centro de Zoonoses e, depois, enviados ao Instituto Butantan para a produção do soro antiescorpiônico que é distribuído em todo estado.
Como evitar picadas e aparecimento de escorpiões?
- verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
- limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
- mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
- evite que lençóis toquem o chão;
- feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
- use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
O que fazer em caso de picada de escorpião?
- A recomendação em caso de picada é ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.
- Se possível, faça uma foto para identificação da espécie do escorpião, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
- Vale lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro antiescorpiônico será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação.
- É importante limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.
- Se possível, capture o animal com um pote plástico.
Fonte: G1