Anúncios
A escola municipal Emei Isaac Portal Roldan, no núcleo Octávio Rasi, em Bauru (SP), retomou as aulas, nesta segunda-feira (4), após um surto de sarna atingir 29 pessoas na unidade. A doença em humanos é diferente da dos animais e se chama escabiose.
De acordo com a prefeitura, no dia 24 de novembro, a direção da escola comunicou o Departamento de Educação Infantil sobre alguns alunos que apresentaram coceira intensa e repentina vermelhidão no corpo.
Anúncios
As famílias foram orientadas pela Vigilância Epidemiológica do município a buscar atendimento médico. Ao todo, foram diagnosticados 29 casos de escabiose (sarna humana), sendo quatro servidores e 25 alunos.
Segundo a prefeitura, as aulas foram suspensas nos dias 27 e 28 de novembro para higienização da unidade. A EMEI Isaac Portal Roldan atende cerca de 172 alunos em período parcial e integral, com idade entre 02 e 05 anos.
Anúncios
A Vigilância esclareceu ainda que a escabiose não caracteriza doença de notificação compulsória, portanto, isenta-se do agravo pela vigilância.
O protocolo de monitoramento continua sendo seguido, sendo que, até esta segunda-feira, não foi detectado nenhum aluno com suspeita de escabiose.
Sarna Humana
A escabiose é causada por um ácaro, o Sarcoptes scabiei, só transmitido entre humanos. As consequências são coceiras na pele, que geram bolhas e podem se tornar feridas na pele. Nas feridas, também há o risco de infecções secundárias, causadas por bactérias.
Ela é transmitida facilmente pelo contato entre as pessoas e deve ser tratada com remédios, loções e sabonete.
Fonte: G1