29 março, 2024

Últimas:

Erupção de vulcão se intensifica e fecha aeroporto em La Palma

Anúncios

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, chegou a sua fase mais explosiva neste final de semana. Rios de lava desceram do vulcão e explodiram no ar ao longo da noite de sexta-feira (24) na ilha espanhola e obrigou o fechamento do aeroporto local neste sábado (25). Um drone registrou o momento em que o cone do vulcão entrou em colapso parcial.

Drone registra momento em que cone de vulcão em La Palma entra em colapso (Reprodução)

Desde que a erupção na pequena ilha do Atlântico começou no último domingo (19), o vulcão expeliu milhares de toneladas de lava, destruiu centenas de casas e forçou a evacuação de quase 6 mil pessoas.

Anúncios

As autoridades afirmaram neste sábado que as 160 pessoas evacuadas de outras três cidades na sexta-feira não poderiam retornar para suas casas para recuperar suas posses por causa da “evolução da emergência vulcânica”.

Erupção se intensifica e fecha aeroporto em La Palma, nas Ilhas Canárias. — Foto: REUTERS/Marco Trujillo
Erupção se intensifica e fecha aeroporto em La Palma, nas Ilhas Canárias. (Foto: Reprodução)

Especialistas dizem que o vulcão entrou em uma nova fase explosiva. “Medidas de acompanhamento do vulcão realizadas desde o começo da erupção registraram a atividade de maior energia na sexta-feira”, disseram serviços de emergência em um comunicado.

Anúncios

A operadora espanhola de aeroportos Aena disse neste sábado que o aeroporto da ilha havia sido fechado. “O aeroporto de La Palma não está em operação devido à acumulação de cinzas. A limpeza começou, mas a situação pode mudar a qualquer momento”, escreveu no Twitter.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias