Anúncios
Pelo menos seis pessoas morreram e 20 ficaram feridas após a erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, neste domingo (3), que provocou uma nuvem de pequenas pedras e cinzas que cobriu a região da capital do país.
Segundo o secretário-geral da Coordenação Nacional de Desastres, Sergio Cabañas, quatro morreram quando a lava chegou a suas casas e duas crianças perderam a vida em uma ponte. Há um grupo de pessoas desaparecidas.
Anúncios
O órgão informou que em pelo menos cinco rios da região há avalanches de material vulcânico quente, motivo pelo qual manteve o alerta e retirou pessoas de quatro povoados. Outras 300 pessoas tiveram que deixar um hotel.
A erupção provoca colunas de cinzas que ultrapassam os 2.200 metros da cratera, a 3.763 metros de altitude. As regiões mais afetadas são comunidades rurais e a cidade histórica de Antigua, a 20 km de distância da cratera.
Anúncios
As cinzas também levaram ao fechamento do aeroporto da Cidade da Guatemala, a 40 km dali, e à restrição de voo em todo o país. Segundo o órgão de desastres, esta é a pior erupção dos últimos anos do Vulcão de Fogo.
A cratera é uma das três ativas no país, junto com o Santiaguito e o Pacaya. Sua última erupção foi em janeiro, mas não deixou feridos. Em setembro de 2012, 33 mil habitantes tiveram que deixar suas casas em outra erupção.
Fonte: Yahoo!