15 de outubro, 2024

Últimas:

Equipe tenta salvar explorador americano preso em caverna a 1km de profundidade na Turquia

Anúncios

Mais de 150 socorristas tentam salvar um norte-americano que passou mal e ficou preso na caverna Morca, situada a cerca de 1 mil metros de profundidade nas montanhas Taurus, no sul da Turquia.

Mark Dickey, de 40 anos, é um explorador veterano e realizava uma expedição com um grupo de outras pessoas quando adoeceu repentinamente e começou sofrer sangramento gastrointestinal, informou a Associação Europeia de Salvadores de Cavernas nesta quinta-feira (7).

Anúncios

“Várias equipes internacionais, incluindo croatas e italianos, estão ajudando nas operações”, disse Bulent Genc, chefe da Federação de Espeleologia da Turquia (Tumaf), à Reuters. “[Os especialistas esperam que as operações de resgate] levem 10 dias, mas pode ser menos tempo se o sujeito estiver melhor, ou mais tempo se a situação dele piorar.”

Yusuf Ogrenecek, da Tumaf, disse à AP que a condição de Dickey se estabilizou e que ele está melhorando. Ainda de acordo com o especialista, o norte-americano está de “bom humor” e os médicos decidirão se ele poderá deixar a caverna em uma maca ou por conta própria.

Anúncios

Marton Kovacs, do Serviço Húngaro de Resgate em Cavernas, disse à AP que a caverna está sendo preparada para remoção segura de Dickey. Passagens estreitas estão sendo alargadas para acomodar uma maca, e o perigo de queda de pedras também está sendo abordado.

As equipes de resgate esperam que a extração possa começar no próximo fim de semana e estimam que o procedimento levará dias. Por isso, pontos de acampamento estão sendo instalados ao longo do caminho para que Dickey e as equipes de resgate possam descansar.

A Tumaf disse que uma linha telefônica foi instalada para que o Dickey possa se comunicar com as equipes do lado de fora. Ainda assim, cada mensagem leva cerca de cinco a sete horas para ser efetuada.

As condições na caverna, que é a terceira maior da Turquia, complicam o resgate. Além de ficar a uma altitude de 2.140 metros, a gruta é bastante fria — a temperatura fica em torno dos 5°C.

O espeleólogo americano Mark Dickey, 40, fala para a câmera ao lado de um colega dentro da caverna Morca, perto de Anamur, sul da Turquia (Foto: Turkish Government Directorate of Communications)

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na noite da última segunda-feira (14), durante o patrulhamento na Colônia de Pescadores, localizada no Porto Said, a Polícia...

Categorias