23 fevereiro, 2024

Últimas:

Equipe do Samu realiza parto de emergência em escadaria de condomínio em Piracicaba

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou um parto de emergência na escadaria do quarto andar de um condomínio, na tarde desta segunda-feira (3), em Piracicaba (SP).

O atendimento ocorreu no Jardim Taiguara, região do Vila Sônia. Por volta das 13h, um familiar acionou o Samu para levar Bruna da Silva Nicodemo, de 26 anos, ao hospital, mas não houve tempo hábil.

De acordo com a técnica de enfermagem da equipe do Samu, Camila Pantoja, o parto foi realizado de forma natural. Ela realizou o procedimento com o auxílio do condutor socorrista Adriano Cerqueira e colaboração de dois estagiários da faculdade de medicina Anhembi Morumbi, Matheus Freitas e Pedro Rady.

Após parto em escadaria, equipe do Samu levou mãe e filho para o hospital — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
Após parto em escadaria, equipe do Samu levou mãe e filho para o hospital (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba)

“Quando estávamos levando a mãe até a viatura do Samu, ela apresentou fortes contrações e então tivemos de iniciar o procedimento ali mesmo, no quarto andar. Não houve intercorrências e foi extremamente gratificante saber que uma vida veio ao mundo pelas nossas mãos. Além de ser uma emoção ímpar, mostra a capacidade dos profissionais de lidarem com os extremos do ser humano”, contou Camila.

Depois do nascimento do bebê – um menino -, mãe e filho foram levados ao Hospital dos Fornecedores de Cana, onde permanecem para os primeiros procedimentos do pós-parto. Eles passam bem.

O Samu atende urgências de natureza clínica, cirúrgica, traumática, pediátrica, entre outras. O telefone para acionar o serviço é 192.

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Homem é preso após ameaçar esposa, agredir sogra e incendiar motocicleta, no Bairro Flora Rica

23/02/2024

Na manhã desta quinta (22) a Guarda Civil Municipal de Botucatu foi acionada através do Centro...

Categorias