24 abril, 2024

Últimas:

Equinócio: Entenda o evento que marca o início da primavera, nesta quarta 22, às 16h14

Anúncios

O equinócio de setembro, fenômeno astronômico que marca o início da primavera, a estação das flores, no Hemisfério Sul — e do outono no Hemisfério Norte —, terá início na tarde desta quarta-feira (22), mais precisamente às 16h14.

Com isso, até 21 de dezembro, quando começa o verão para os brasileiros e todos aqueles que vivem nesta metade do planeta, os dias e as noites terão o mesmo tempo de duração: 12 horas.

Anúncios

Segundo o professor Rodolfo Langhi, do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o evento se deve aos movimentos de rotação (movimento da Terra em torno do próprio eixo) e de translação (deslocamento do nosso planeta ao redor do Sol).

O globo terrestre não é exatamente “reto”, mas inclinado a 23,5º, o que faz com que os raios solares incidam de forma diferente sobre as várias partes da Terra ao longo dos 12 meses do ano.

Anúncios

“No caso dos equinócios (de primavera e outono), a luz solar é distribuída igualmente entre os dois hemisférios, o que faz com que os dias e as noites tenham a mesma duração em todas as partes do mundo. Já no caso dos solstícios (de verão e inverno), os raios solares incidem de forma desigual — desta forma, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno”, afirma.

Além de os dias e as noites terem a mesma duração durante a primavera, bem como no outono, outra característica sobre essas duas estações do ano é que a temperatura é, geralmente, mais amena — diferentemente do verão e do inverno, quando costuma fazer muito calor e muito frio, respectivamente.

Langhi ressalta, no entanto, que isso não é uma realidade para todas as partes da Terra, uma vez que, além da relação entre os movimentos do planeta e sua inclinação, há um segundo fator em jogo: as latitudes de cada ponto do globo.

Durante a primavera e o outono, os raios solares atingem em cheio as regiões equatoriais, localizadas um pouco abaixo dos Trópicos de Câncer e Capricórnio, de forma que, ao meio-dia, o Sol fica posicionado no céu a 90º C em relação ao horizonte. Com isso, apesar de os dias e as noites ainda terem a mesma duração nesses locais, as temperaturas por lá ficam consideravelmente mais elevadas do que no resto da Terra.

Fonte: R7

Últimas

A EMGA obtém financiamento de US$ 15 milhões para o Banco Improsa na Costa Rica

23/04/2024

Anúncios LONDRES, April 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA), em...

Categorias