Anúncios
O governo do Equador decretou nesta segunda-feira (6) o uso obrigatório de máscaras em locais públicos diante da pandemia do novo coronavírus. O país é um dos mais afetados pela Covid-19, doença que infectou mais de 3 mil pessoas e matou 191 em território equatoriano, segundo a Universidade Johns Hopkins.
A ministra do Interior, María Paula Romo, afirmou que os municípios equatorianos deverão monitorar o uso obrigatório das máscaras em todos os espaços públicos. A medida não exclui as restrições nas circulações de pessoas.
Anúncios
“Serão estabelecidos em casa caso as sanções e os mecanismos de controle”, escreveu Romo nas redes sociais.
Diante da pandemia, o governo equatoriano decretou um toque de recolher de 15 horas, sob o estado de exceção e emergência sanitária, que inclui o confinamento da população, restrições ao tráfego de veículos e o fechamento das fronteiras.
Anúncios
Caos no Equador
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/J/vvwMBfQt21Kbshak9YJQ/guayaquil.jpg)
A situação da Covid-19 é mais grave na província de Guayas, onde fica a cidade de Guayaquil, a mais populosa do Equador. Com colapso nos sistemas de saúde e funerários no país, corpos eram vistos no chão das ruas ou ficavam dias sem resgate nas casas das pessoas.
No domingo, um carregamento de mil caixões de papelões prensado chegou à cidade. “É para que possam cobrir a demanda de caixões, que estão em falta na cidade ou são extremamente caros”, disse um porta-voz do conselho de Guayaquil à AFP.
Fonte: G1