07 de setembro, 2024

Últimas:

Entenda por que o sol do Reino Unido amanheceu “azul” e chocou a internet

Anúncios

“Nossa, nunca vi isso antes”: esse era o tom das conversas nas redes sociais sobre o sol azul que chamou a atenção da população britânica na manhã desta quinta-feira (28). Podia ser mais um dia normal, mas a tonalidade incomum chocou moradores e muitos ficaram perplexos. Felizmente, meteorologistas explicaram que não há motivos para se preocupar e que a explicação para a mudança de cor é simples: a fumaça de incêndios florestais canadenses.

Dan Harris, vice-meteorologista chefe do Met Office, disse ao Daily Mail: “Temos uma forte influência ocidental em nosso clima no momento e isso pode trazer ar da América do Norte para a Europa envolvido em nossos sistemas meteorológicos. Uma combinação de fumaça e nuvens altas na atmosfera pode espalhar a luz solar, criando cor incomuns”.

Anúncios

Sabendo do real motivo, usuários do Twitter continuaram o debate. “Lembro-me do laranja escuro e do vermelho do sol em 2017 quando o sol atraiu a fumaça do incêndio florestal português por todo o Reino Unido… por que desta vez é azul?’, publicou Dan Harris, do MetOffice.

Sol azul tomou conta do céu do Reino Unido (Foto: Reprodução / Twitter)

Em resposta, Chris Page, apresentador meteorológico da ITV, explicou. “Recebo muitas perguntas sobre o sol estar com um azul misterioso hoje”, disse. Segundo ele, o poder da fumaça difundiu a luz solar que foi puxada pelo Atlântico desde a América do Norte por causa da tempestade Agnes — que trouxe ventos de até 128,75 km/h e deixou grande parte do Reino Unido em alerta amarelo desde ontem até às 7h desta quinta-feira. Hoje, o evento climático extremo se moveu para a Escócia.

Anúncios

Na física, cada cor visível tem um comprimento de onda diferente. “O violeta tem o comprimento de onda mais curto, cerca de 380 nanômetros, e o vermelho tem o comprimento de onda mais longo, cerca de 700 nanômetros”, explica a NASA. À medida que se dirige para a Terra, a luz solar espalha-se naturalmente através de partículas no ar, como poeira e fumo. Isso significa que quanto mais curtos os comprimentos de onda, mais fácil será a dispersão da luz e isso também explica por que o céu é azul.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Operação desencadeada nesta sexta-feira (6) por policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu, e coordenada pela...

Categorias