Encontro de Pompeo com chanceler uruguaio foi ‘demonstração de amizade’, diz governo dos EUA

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, se reuniu com seu homólogo uruguaio, Francisco Bustillo, “em uma forte demonstração de amizade e solidariedade hemisférica”, informou o governo dos Estados Unidos nesta quinta-feira (15). 

O próprio Pompeo deu as boas-vindas à reunião, que ocorreu na tarde de quarta-feira em Washington.

“Estou satisfeito por ter me encontrado com o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai (…) para discutir as maneiras pelas quais podemos promover nossa cooperação em matéria de segurança, comércio e defesa da democracia em nosso hemisfério e no mundo”, tuitou. 

Em nota, o Departamento de Estado destacou “os valores democráticos compartilhados” entre os Estados Unidos e o Uruguai durante sua relação bilateral de mais de 150 anos, e o compromisso conjunto de “defesa da democracia e soberania econômica em todo o hemisfério”. 

O Ministério das Relações Exteriores uruguaio emitiu comunicado semelhante na quarta-feira. 

“Foram analisadas as múltiplas possibilidades de potencializar os contatos em todos os níveis e de aprofundamento dos laços comerciais, o que gera uma atividade agitada daqui para frente”, afirma o texto, sem maiores detalhes. 

Em 25 de agosto, ao saudar o Uruguai no 195º aniversário de sua independência, Pompeo elogiou a gestão do país na pandemia da covid-19. 

“O Uruguai demonstrou grande liderança na gestão da pandemia, servindo de modelo na região”, afirmou. 

Em seguida, Pompeo destacou a solidez do relacionamento com o pequeno país sul-americano de 3,4 milhões de habitantes.

Fonte: Yahoo!

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes